Contato

FIEC adere à campanha "CarnaPaz" do TJCE para fortalecer o combate à violência contra a mulher no Carnaval 2026

 


A campanha orienta ainda sobre os canais de denúncia e proteção, como o Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher), e o 190 (Polícia Militar)
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) aderiu à campanha CarnaPaz 2026, iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) que tem como tema este ano “No ritmo do respeito à mulher”. A ação busca promover uma cultura de paz, respeito e equidade de gênero durante o período carnavalesco, além de orientar a população sobre os canais de denúncia e a rede de apoio às vítimas de violência.
A renovação da parceria entre o TJCE e instituições públicas e privadas foi realizado no dia 28 de janeiro, na sede do Poder Judiciário Estadual. A campanha reforça a importância da prevenção à violência contra a mulher, especialmente em um período de grande circulação de pessoas e intensificação das festividades.
A desembargadora Vanja Fontenele Pontes, presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher do TJCE, destaca a relevância da ampliação das parcerias. “Precisamos levar essa ideia do respeito à vida da mulher para mais rincões. A mulher é dona de si mesma. Quanto mais falarmos e divulgarmos, por meio de campanhas, melhor”.
Durante o evento, o Tribunal apresentou os materiais de divulgação da campanha, como cartazes, abanadores, adesivos e peças para redes sociais, além do frevo “Acerte o Passo”, cuja letra é de autoria de Jord Guedes, Mona Mendes e Paula Bessa. Assista ao vídeo AQUI.
No Sistema FIEC, a mobilização está sendo acompanhada pela analista da Unidade de Educação do SENAI Ceará, Cláudia Mara de Vasconcelos. “A informação é uma das principais ferramentas de prevenção. Ao apoiar a CarnaPaz 2026, o Sistema FIEC reforça seu compromisso com o respeito e a proteção das mulheres”, destaca.
Como funciona
As instituições que aderem à campanha assumem o compromisso de ampliar o alcance das ações por meio da divulgação da marcha carnavalesca e de spots informativos em rádios e redes sociais, além da distribuição de cartazes, adesivos e abanadores em espaços coletivos. A iniciativa também prevê ações educativas voltadas à prevenção da violência de gênero. A campanha orienta ainda sobre os canais de denúncia e proteção, como o Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher), e o 190 (Polícia Militar).

Também aderiram ao CarnaPaz 2026 instituições como: Ministério Público do Estado (MPCE); Assembleia Legislativa do Estado (Alece), através da Procuradoria Especial da Mulher; Secretaria Municipal das Mulheres de Fortaleza; Câmara Municipal de Fortaleza, por meio da Procuradoria Especial da Mulher; Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica Ceará; Casa da Mulher Brasileira do Ceará; Associação Brasileira de Agências de Viagens do Ceará (ABAV-CE); Visite Ceará; Sindiônibus; Socicam; Cagece; Associação Marta e a Federação de Capoeira do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário