Contato

No Dia da Industria...

 

FIEC anuncia homenageados com a Medalha do Mérito Industrial e a Medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI 2026
Os industriais e executivos serão homenageados por suas significativas contribuições ao progresso da indústria cearense
Medalha-FIEC.png
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizará, em maio (em data e local a serem confirmados), a celebração anual do Dia da Indústria, marcada pela entrega da Medalha do Mérito Industrial. A condecoração representa a mais alta distinção concedida pela FIEC. O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, também comandará a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Os industriais e executivos serão homenageados por suas significativas contribuições ao progresso da indústria cearense. Conheça melhor as personalidades que foram escolhidas e que serão agraciadas na Festa da Indústria deste ano:
Francisco de Assis Neto, Presidente da Usibras e do Grupo Fan
Medalha da Ordem do Mérito Industrial (CNI)
Francisco de Assis Neto é o nome à frente do Grupo Fan, gigante do setor de combustíveis que se expandiu para segmentos como construção civil, crédito, exportação e alimentos, esta última representada pela Usina Brasileira de Óleos e Castanha (Usibras), a maior processadora de Castanha de Caju do Brasil.
Com mais de 60 anos de história, o conglomerado nasceu da visão de negócios e do desejo inovador de Assis Neto, que aos sete anos começou a vender baldes de água para a vizinhança na cidade de Portalegre, no Rio Grande do Norte, abriu um posto de gasolina aos 16, e hoje lidera sete empresas com presença no Brasil, nos Estados Unidos e na África.
Francisco Cláudio Saraiva Leão Dias Branco, Vice-Presidente Industrial-Moinhos do Grupo M Dias Branco
Medalha do Mérito Industrial (FIEC)
Atual Vice-Presidente Industrial-Moinhos do Grupo M Dias Branco, referência nacional do setor de alimentos, Francisco Cláudio Saraiva Leão Dias Branco iniciou carreira no ramo empresarial na companhia fundada pelo pai, Ivens Dias Branco. Em 1992, assumiu o cargo de Diretor Industrial do Moinho Dias Branco, a primeira unidade de moagem de trigo do grupo, e, em 2003, passou a atuar como Diretor Industrial Corporativo – Divisão Moinhos, sendo responsável pela implantação de todas as unidades moageiras da empresa.
Cláudio é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza e se especializou em moagem de trigo, tendo realizado cursos e estágios no Brasil,Inglaterra, Suíça e Canadá, em instituições de referência como a Swiss Milling School e a Bühler, além de participação em programas internacionais do setor ao longo de sua carreira.
No âmbito institucional, foi Diretor da FIEC e da Associação Brasileira das Indústrias de Trigo (ABITRIGO).
Aline Ferreira, Vice-Presidente Comercial e Financeira da Aço Cearense
Medalha do Mérito Industrial (FIEC)
Com essência empreendedora herdada dos avós e do pai, Aline Ferreira traçou uma trajetória profissional com foco em visão estratégica e gestão. Formada em Administração de Empresas, com extensões acadêmicas pela Fundação Dom Cabral e Ibmec, Aline iniciou sua carreira no Grupo Aço Cearense como Assistente Financeira e, ao longo dos anos, adquiriu experiência atuando nas áreas Administrativa, Crédito, Cobrança e Comercial, consolidando na prática a formação. Alcançou posições de liderança como Sócia Executiva e Vice-Presidente Comercial e Financeira, sendo também responsável pelas áreas de Pessoas, Processos e Tecnologia.
Aline possui forte atuação em projetos de impacto social, como o Pacto Contra a Fome, do qual é Conselheira Consultiva, e o Ellaimpacta, uma iniciativa global da qual é co-fundadora, que empodera mulheres por meio do acesso ao capital em larga escala. Além disso, atua como Embaixadora e Mentora na Endeavor Brasil e é Presidente do Conselho Diretor da Associação Júnior Achievement Ceará, inspirando novas gerações de líderes e empreendedores.
Joaquim Antônio Caracas Nogueira, Sócio-fundador da Protensão Impacto
Medalha do Mérito Industrial (FIEC)
Natural de Guaramiranga e formado em Engenharia Civil, Joaquim Antônio Caracas Nogueira revolucionou o setor da construção civil ao criar métodos construtivos mais eficientes e sustentáveis. Introduziu no Brasil o sistema de protensão não-aderente, que permite a economia de concreto em grandes obras.
Caracas também desenvolveu dois sistemas - PavPlus e PavScan, lançados em 2017 -, adaptando técnicas norte-americanas ao contexto brasileiro e transformando-as em um sistema com DNA cearense, que já foi adotado em mais de 700 obras pelo país.

Sua capacidade inovadora o levou à 10ª posição no ranking de depositantes (pessoa física) de Modelos de Utilidade (MU) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2024, que reúne inventores de melhorias funcionais em objetos de uso prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário