A partir desta segunda-feira (9), quem chega a Fortaleza pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins ou trabalha no terminal conta com uma nova opção de mobilidade. O Ramal Aeroporto do VLT iniciou sua operação oficial com viagens realizadas entre 7h e 17h.
Inaugurado na última sexta-feira (6), o equipamento possui duas estações e um trecho de 2,4 km de extensão, que conecta o terminal aéreo à Linha Nordeste do Metrofor. A integração permite que os passageiros se desloquem até a orla da capital — nas estações Mucuripe e Iate — ou até a Parangaba, onde é possível realizar a conexão com a Linha Sul, que atende Fortaleza e parte da Região Metropolitana.
A população pode usufruir do transporte de forma gratuita. Cada viagem tem capacidade para 360 passageiros, e os horários podem ser consultados na tabela abaixo ou no site oficial do Metrofor.
O novo trecho deve beneficiar até 35 mil pessoas, atendendo diretamente a 32 bairros. A operação conta com novos trens e estações que, futuramente, também se conectarão ao Castelão, cujas obras já estão em andamento.
Com a entrega, Fortaleza consolida-se como uma das poucas capitais do Brasil a possuir esse tipo de sistema sobre trilhos interligado diretamente a um terminal aéreo — ao todo, são apenas três cidades em todo o país com essa infraestrutura.
Qualidade de vida
Trabalhando no Aeroporto Pinto Martins há nove anos, Sabrina Morais destaca que a chegada do Ramal do VLT no terminal aéreo significa qualidade de vida. “Antes eu precisava de 1h30 para chegar no trabalho. Isso se não perdesse algum ônibus. Esse novo equipamento poupa a gente até de atravessar a rua. É incrível”, disse em tom animado.
Morador do Vila União, Jefferson Gomes também trabalha no Aeroporto. Para ele, com o ganho de tempo, até seu sono ficou melhor. “É muito bom porque posso dormir mais. Ter um melhor planejamento. A diferença é gigantesca no dia a dia. E tempo é algo muito precioso. Mudar um trecho de duas horas para cinco minutos é incrível”, comentou com muita felicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário