Quem fala o que quer...

O Senador Tasso xingou o Rio e os cariocas e esculhambou com Carlos Mink. Blogueiros do Rio nao perdoaram. Veja esta do Aydano.

"Não fala do Rio, não!

A um senador equivocado

Senador Tasso Jereissati,

o blog nada tem contra suas convicções. Mais do que o agronegócio, defendido no seu furibundo pronunciamento esta semana no Senado, o senhor pode pregar até a derrubada completa da Amazônia para a construção de um estacionamento, que estará no seu direito. A democracia está aí mesmo, para permitir a existência plena deste blog e dos pensamentos e manifestações os mais disparatados. É o tal jogo jogado. Mas sua crítica ao ministro Carlos Minc - deseducada, mas aí é assunto seu e dele - embutiu revoltante preconceito com a maciça população trabalhadora do Rio de Janeiro.

Para lembrar sua frase:

- É uma maravilha virar a noite tomando chopinho em Copacabana. Um boa vida que só faz isso ser um herói nacional, e quem coloca a cevada no chopinho do ministro ser um vigarista é dizer que o Brasil está de pernas para o ar.

A alma carioca do blogueiro, defensora do Rio para além da vida e da morte, não se conforma. Quem assistiu, na TV Senado, ao seu clipe de ira contra o ministro (e a história do sumiço, deixa quieto, né excelência?) ficou com a impressão de que o senhor imagina a vida aqui como uma eterna e irresponsável reunião de pinguços. Sinceramente: o senhor usaria a imagem do botequim, do chopinho, se o alvo fosse o paulista Fernando Haddad, da Educação? Ou a gaúcha Dilma Rousseff, da Casa Civil? Ou o mineiro Hélio Costa, das Comunicações?

Pior: imagine por um momento, senador, que alguém fosse atacar um político cearense e tivesse a coragem de fazer referências a determinadas mazelas que, há gerações, afetam (e inviabilizam) a vida de crianças e jovens do seu estado. Seria uma inominável - e injusta - barbaridade. É exatamente este o problema dos estereótipos.

O senhor faz jus ao contracheque de parlamentar quando põe lenha na fogueira do permanente duelo verbal com ministros do governo. Está no protocolo de oposição que o PSDB exerce com tanto denodo. E as críticas sequer precisam ser justas, que ainda assim será seu direito fazê-las. Mas, se o humilde blogueiro-contribuinte pode lhe pedir alguma coisa, não passe ao Brasil uma imagem falsa do Rio de Janeiro. Não é justo.

No mais, o blog garante que, numa eventual passagem pelo Rio, o senhor encontrará lugares onde o chope, o chopinho, é da melhor qualidade. (O ministro Minc, aliás, conhece vários.) Mas não estranhe se o movimento diminuir muito com o chegar da madrugada. Aqui nessa terra morena e hospitaleira, excelência, o povo trabalha muito, desde bem cedinho.

E de segunda a sexta, no mínimo."

Um comentário:

  1. Muito lúcida e pertinente essa postagem. Quero aproveitar e deixar aqui um convite: Se tiver um tempinho visita o lenitivocultural.blogspot.com

    Grato, Cícero

    ResponderExcluir