Contato

Da coluna de papel do Jornal O Estado



A crise brasileira em Honduras
O diplomata Catunda Resende, nosso, aqui, legítimo de Crateús, amigo e companheiro de velhas batalhas é quem está à frente do pepino que virou Manuel Zelaya quando se homiziou na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa. Sabendo que o Catunda estava lá, e apelando pros seus dotes – e que dotes – de jornalista, pedi uma falinha dele, que fosse, para esclarecer aos cearenses e acalmar seus amigos. Sabendo de sua corrida e enorme responsabilidade pedi 15 linhas (linguagem de jornalistas). Resposta do amigo:
“ Caro Macário,
Muito obrigado pela mensagem. A coincidência é grande mesmo: um cearense de Crateús administrando uma crise em Tegucigalpa. Este será meu último semestre aqui e logo em 28 de junho acontece o golpe de Estado.O Embaixador estava de férias desde 17 de junho e desde então estou como Encarregado de Negócios. O único diplomata da Embaixada. A vinda do Presidente Zelaya para a Embaixada foi uma surpresa enorme. Primeiramente chegou aqui a Presidenta do Parlamento Centro-americano, comunicando-me o desejo da Primeira-Dama Xiomara Castro de Zelaya de ver-me. Recebi a senhora e logo percebi que ela tinha algo importante a dizer-me. Era o próprio Presidente Zelaya, que se encontrava num carro com vidro fumé quase em frente à Embaixada e que queria proteção do Governo brasileiro. O Itamaraty autorizou-me a hospedar o casal e a partir daí começou o movimento. De repente, mais de cinco mil manifestantes estavam em frente à Embaixada. E dentro, umas 300 pessoas.
Ontem não consegui dormir com tanto barulho de música, proclamas, etc, etc,. Na manhã de hoje, a polícia lançou bombas de gás lacrimogênio contra os manifestantes, que foram dispersados. O Exército ainda bloqueou ruas e estradas para evitar a vinda de simpatizantes de Zelaya a Tegucigalpa. No momento, a situação está mais calma. Dos 12 funcionários da Embaixada, inclusive os mais humildes, como copeira e jardineiro, oito foram mandados para casa e aguardar baixar a poeira! Agora só estão quatro: este seu velho amigo, um assistente de chancelaria, um motorista e um zelador. Houve muitos boatos hoje de uma suposta invasão da Embaixada por militares, mas isso já foi desmentido. A torcida agora é para que se comece a dialogar. Enquanto isso, "vou ficando por aqui ..e que Deus do Céu me ajude", como dizia o inesquecível Luiz Gonzaga.
Meu caro, aqui já são 10 e meia da noite e estou muito cansado. Foram inúmeros telefonemas, muitas andanças dentro da Embaixada e muita tensão. Gostei muito de seu blog e de saber da nova investida do Pedro Maranguape, a quem mando um grande abraço. E apesar de não poder vê-lo por aqui, gostei de receber suas notícias. Tenho saudades do ambiente aconchegante do Comitê de Imprensa. Pode ser que em dezembro apareça por aí. No mais, fico à sua disposição Abraços nos amigos daí.
O abraço saudoso do conterrâneo e velho amigo. Catunda.”

A frase: “A vida é curta, quebre as regras, perdoe rapidamente, beije demoradamente, ame verdadeiramente, ria incontrolavelmente, e nunca deixe de
sorrir, por mais estranho que seja o motivo.” Isto aqui vai acabar virando livro de auto-ajuda.

Comício (Nota da foto)
Aí fica dificil. Jornalistas brasileiros estão proibidos de receber visto em qualquer embaixada ou consulado hondurenho no mundo inteiro. E o Zelaya fica fazendo auê lá dentro, aumentando o sufoco dos brasileiros.
Ciro presidente
Tirante o Serra Ciro dá em todo mundo. Botando o Serra ele vai pro segundo turno com o vampiro brasileiro.

Lula na Copa
Sexta feira Lula vai jantar com os membros do Comitê Executivo da Fifa, no Rio.
Pela primeira vez o comitê se reúne no Brasil.

Gente fina
O Padre gente boa, Fred SÓLON empresta muita dignidade à Sereia de Ouro. Ele e Izabel Lustosa.

Líder em Fortaleza
A senadora Ideli Salvati, líder do Governo no Senado, participa hoje em Fortaleza, do seminário Desertificação e Mudanças Climáticas.

Mudando a postura
Nota da imprensa paulista: “As novas pesquisas até entusiasmaram mais o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) mas ele já havia decidido”.

Ex-comunista
O PPS protocolou terça-feira, no TSE, uma representação contra o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff por propaganda eleitoral antecipada.

O PPS agora é direita
Na ação, cita um evento realizado no dia 10, no Ceará, no qual, Lula teria pedido votos para Dilma, a candidata do PT nas eleições presidenciais de 2010.

Sonho de consumo
As sandalinhas foram ao delírio quando Simone no meio da música,no palco do Canecão levantou os braços e seus seios saltaram do vestido.

Tadinha
Gisele,a super modelo, tentou vender seu AP de NY por US$10,9 milhões. A crise não deixou.Conseguiu menos da metade; US$4,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário