Contato

Ciro: a rejeição e o recol


CNT/Sensus revela que deputado cearense é mais conhecido que Dilma

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) é o terceiro menos rejeitado na pesquisa das intenções de votos para as eleições presidenciais de 2010 realizada pelo CNT/Sensus. No estudo divulgado ontem, o parlamentar cearense apresentou índice de 39,9% de recusa entre os pesquisados. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), saiu como o menos rejeitado com 26,3%. Por outro lado, a pesquisa mostrou que o deputado socialista é mais conhecido politicamente do que a pré-candidata do presidente Lula, ministra Dilma Rousseff. Dos entrevistados, 17,1% disseram não saber quem é a ministra, enquanto 13,2% não sabem quem é Ciro Gomes.

De acordo com o cientista político Francisco Moreira, apesar dos quase 40% de rejeição, o deputado cearense está apresentando uma “excelente performance” nas últimas pesquisas divulgadas em âmbito nacional. Para ele, o fato é ainda mais relevante quando observado que o pré-candidato ainda não começou a fazer campanha. Entretanto, o cientista explicou que o índice de rejeição do tucano é resultado de sua forte personalidade.

“Ciro tem uma marca forte. É uma pessoa que não foge das polêmicas e isso influencia na opinião pública. Se ele se policiasse mais e fosse menos eloquente nas suas posições, com certeza teria mais aceitação da população do resto do País. Mas ele é um candidato que tem totais condições de competir nas eleições de 2010”, esclareceu.

Moreira relatou que o socialista tem uma longa história no cenário político nacional. Esse argumento explica o fato de Ciro Gomes ser mais conhecido, politicamente, que a ministra da Casa Civil. O cientista ressaltou que o fato de Dilma estar com maior evidência da mídia por ser a candidata preferida de Lula, não torna a presidenciável mais notória entre os eleitores.

“Dilma é relativamente nova na política nacional. Ciro é um nome que já foi candidato à Presidência da República e é disso que as pessoas lembram. Os eleitores brasileiros não costumam se envolver com política fora do período eleitoral. Elas só procuram saber quem é quem quando as campanhas começam. Por isso Dilma ainda não é tão conhecida”, revelou.

Sem especular quais poderiam ser os resultados das eleições do ano que vem, Moreira destacou que Ciro Gomes possui grandes possibilidades de sucesso em 2010. Entretanto, relatou que o quadro eleitoral ainda não está definido e várias possibilidades podem ser cogitadas nesse pouco mais de um ano para o pleito.
“Ciro tem um projeto eleitoral muito bem planejado. Não podemos conjecturar o que vai acontecer em 2010, mas acredito que ele é um nome muito forte para ter um futuro como presidente. Ele apresenta boas condições e possui uma enorme capacidade de competir. Porém, precisa ser mais comedido nas suas atitudes”, esclareceu.

MUITO A PERDER E A GANHAR
Francisco Moreira explicou que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), possui a maior máquina orçamentária do País nas mãos. Isso faz com que o tucano tenha muito a perder caso não vença as eleições em 2010. Em contrapartida, Aécio Neves corre por fora, mas pode ter suas chances de sucesso comprometidas por não ter “grandes áreas de conflito político”.

“Aécio tem cara de bom moço e começou a aparecer no cenário político apenas no final da década de 1990. Apesar de ter sido o menos rejeitado pelos pesquisados isso não se traduz, obrigatoriamente, em sucesso. Uma coisa é pouca rejeição, outra é aceitação”, pontuou Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário