Por Terezinha Fernandes
Da Redação
As festas de final do ano e a alta estação se aproximam e com elas surge a necessidade de elevar o número de empregados na indústria e mais tarde no comércio e serviços para suprir o aumento na demanda. Segundo o Sine/IDT (Sistema Nacional do Emprego / Instituto de Desenvolvimento do Trabalho) do Ceará, entre setembro e dezembro a expectativa é gerar de oito a nove mil vagas temporárias em Fortaleza. Do total de novos postos, entre 15% a 20% acabam sendo efetivados.
A indústria sozinha deverá absorver entre 3 mil e 3,5 mil vagas temporárias gradativamente no período. Para o ramo do comércio de confecções e calçados, o Sine/IDT já dispõe de 1.300 postos de trabalho temporários até dezembro. A demanda deverá aumentar até o final do ano, segundo o coordenador de intermediação de profissionais do Sine/IDT, Antenor Tenório.
A modalidade de emprego oferece vantagens tanto para as empresas, que não precisam garantir a permanência do contratado, quanto para quem almeja uma recolocação profissional. A procura é principalmente por quem tem experiência mínima de seis meses, mas quem procura o primeiro emprego também tem chances. “Esse período temporário é favorável para quem não tem experiência porque as empresas são mais flexíveis”, apontou Tenório.
“É sempre uma experiência positiva. Quem tem iniciativa, bom relacionamento, boas ideias e que gosta de lidar com as empresas têm mais chances de serem efetivados”, ensinou Tenório.
VAGAS PARA JOVENS
O coordenador Antenor Tenório não soube precisar quantas vagas temporárias serão destinadas aos jovens entre 16 e 24 anos porque normalmente as empresas não especificam idade para contratar. Tenório, no entanto, apontou que até o final do ano deverão ser gerados mais de 10 mil novos postos de trabalho para a faixa etária. De janeiro a agosto, o montante somou 5.200 jovens. No período, 19% das pessoas inseridas pelo Sine/IDT no Ceará foram jovens entre 16 e 24 anos, chegando a uma média de 1300 vagas/mês.
O Sine/IDT, segundo ele, oferece uma Oficina de Orientação para o Trabalho que é acompanhada principalmente por jovens (80% da presença) à procura do primeiro emprego. A formação traz dicas comportamentais e sobre o que o mundo do trabalho precisa e exige, como saber o que colocar em um currículo e como se posicionar em uma entrevista.
ESTÁGIO DA STDS
A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), está articulando com empresários e industriais cearenses novas oportunidades de ocupação e renda para mais 3.000 jovens, assegurando a mão-de-obra básica necessária para o setor do comércio no final do ano. A iniciativa será lançada hoje na sede da CDL-Fortaleza. “Além do Natal, a Copa do Mundo está aí e vai absorver muita mão de obra. Queremos capacitar o maior número de jovens possíveis. É uma oportunidade que não vamos perder”, enfatiza a titular da STDS, Fátima Catunda.
A partir da expansão do Projeto Primeiro Passo, o Governo pretende financiar bolsa de R$ 250,00, mais auxílio transporte, para três mil adolescentes, com idades entre 17 e 20 anos, para atuarem como jovens Estagiários no comércio e na indústria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário