Contato

Novas regras para evitar mal-entendido

A bancada federal do Ceará se reuniu ontem, convocada que foi pelo coordenador deputado José Guimarães(PT-CE). Este foi o primeiro encontro após a crise gerada pela discussão do governador Cid Gomes por conta da distribuioção das emendas que os parlamentares repassaram ao Governo do Estado ocrrido na última sexta-feira,11.

Os deputados e senadores decidiram reagir para evitar “novos mal- entendidos” nos acordos da bancada federal com o chefe do Executivo do Ceará. Logo após a abertura da reunião, que contava com um quorum de 14 parlamentares, com a presença dos senadores Inácio Arruda(PC do B) e Flávio Torres(PDT), o deputado Léo Alcântara(PR) fez uma consideração.
“ Eu defendo que voltemos ao período em que todos assinavam uma ata. Era um mínimo de 18 assinaturas, na era Inácio. Com isso resolvido, resolveríamos estas situações”, disse. O deputado Guimarães defendeu a ideia. O deputado Padre Zé Linhares(PP) lembrou sua iniciativa sobre um estatuto da bancada.

“Se tivéssemos aprovado uma proposta de estatuto da bancada, que incluía um quorom de assinturas e ata....”, falou, deixando entender que teria sido melhor resolver esta pendência formal na organização das reuniões da bancada. José Guimarães pediu, em seguida, que o deputado pepista volte a distribuir a proposta de estatudo para que os parlamentares o aprovem ou façam propostas.

ESTRADAS
O deputado coordenador ressaltou a questão das pendências sobre estradas federais no Estado. Ele lembrou aos parlamentares que existe um estudo garantindo a solução dos problemas das federais com R$ 337 milhões( BRs 304,116,222 e duplicaçào do anel viário de Fortaleza). Ele propôs que se formasse uma comissão de parlamentares para visitar o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

“Temos que ter uma ação de enfrentamento para combater as colocações feitas na Assembleia de que não fazemos nada”, disse. O deputado Zé Linhares e o deputado Marcelo Teixeira(PR) se manifetaram, pontualmente. Linhares disse que vai fazer um estudo com direito a relatório sobre a situação da BR 222, no trecho Fortaleza-Sobral, em que vai provar ao ministro Nascimento o que está sendo feito de errado pela construtora que está operando no local. Ele vai fazer o trecho Fortaleza-Sobral nessa sexta-feira numa perícia informal. O deputado Marcelo Teixeira disse que era necessário atuar junto ao Ministério do Planejamento, antes, no caso da BR 226, que vem preocupando muito o governador Cid Gomes. “A verba sumiu do Siafi”, disse.

O senador Inácio Arruda defendeu que se busque a federalização da estrada que leva à Unilab, em Baturité
CSS - O deputado José Linhares e Raimundo Matos(PSDB) ligados à Saúde, este último na condição de vice-presidente da Frente Parlamentar da Saúde na Câmara Federal, falaram sobre a Emenda 29 e a iminente crise da Saúde. Zé Linhares acedita que se nada foi feito para atender as compensações - várias ações, como o PSF – haverá um colapso, em dezembro. Ele defende a votação da Contribuição Social para a Saúde, a CSS. O deputado Raimundo Matos disse que temia a dubiedade do Governo Federal na questão e dos parlamentares serr acusados pelos empresários da criação de um imposto que o Governo não quer colocar suas “digitais”. Segundo Linhares, o presidente da Câmara Federal, Michel Temer, colocará o tema em votação assim que receber um sinal do “Palácio”.

Guimarães disse que não tinha nada contra votar a CSS e questionou a bancada sobre votar o novo tributo. Ninguém se manifestou contra. ( por Genésio Araújo Junior. Política Real)

Pedro Ribeiro diz que perdoou o governador

O deputado federal Pedro Ribeiro (PMDB) que, com Vicente Arruda (PR), protagonizou bate-boca com Cid em torno da liberação dos recursos das emendas individuais, dá o episódio como superado e avisou que, caso seja convocado pelo governador, comparecerá novamente ao Palácio Iracema. “ Sou pastor e a minha religião não permite guardar mágoas. Minha função é esta: perdoar. Da minha parte, está tudo normal e, afinal, o que eu falei para o Governador foi do interesse do Ceará. Isso são águas passadas. É um prato indigesto que não vamos mais requentá-lo”. Já o governador disse que simplesmente reagiu a altura a um ato de insubordinação.
O deputado Pedro Ribeiro teria indagado ao governador sobre quando ele (Cid) iria liberar os recursos das emendas que prometera aos federais. Cid não teria respondido a contento e o deputado insistiu em saber se o governador não ia cumprir com a palavra. Cid pediu respeito ao deputado que recebeu a solidariedade do colega Vicente Arruda, reprovando a atitude do Governador. Os ânimos se exaltaram mais ainda e passaram para a troca de palavrões com o governador ordenando a retirada dos dois deputados que se negaram a sair. O próprio Cid Gomes deixou o espaço onde estavam reunidos e se trancou no banheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário