DA Política do Jornal O Estado

Troca-troca eleitoral previsto acontece

FOTO: TIAGO STILLE / O ESTADO

Mudanças partidárias são efetivadas mesmo com a lei da infidelidade

Novas desfiliações partidárias confirmadas. Após o suplente de deputado Guaracy Aguiar anunciar sua saída do PMDB, chegou a vez dos efetivos Edson Silva (DEM) (foto) e Ronaldo Martins (PMDB) e dos também suplentes Idemar Citó e Paulo Duarte – ambos do PSDB - divulgarem seus desligamentos. As confirmações aconteceram ontem.

O democrata pronunciou-se durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa para fazer o comunicado, enquanto Ronaldo confirmou, em entrevista ao O Estado, sua pretensão de mudar de sigla.

Edson ingressará no PSB, partido liderado pelo governador Cid Gomes, para disputar cadeira na Câmara Federal nas eleições do próximo ano. Já o peemedebista deve migrar para o PRB, mesma legenda para onde vai Guaracy Aguiar, considerada braço do PSB.

Noutra ponta, os tucanos apresentaram, também ontem, suas fichas de filiação ao Democratas. Idemar é primo do presidente do DEM cearense – Chiquinho Feitosa – e Paulo Duarte fala em descontentamento com o PSDB desde a semana passada porque dirigentes da sigla não estariam dispostos a lançar candidato próprio ao Governo do Estado em 2010. Os dois concorrerão a cadeiras de deputado estadual em 2010.

E as especulações continuam: a deputada Ana Paula Cruz (PMDB) é outra possível adesão ao PRB, mas ela não foi localizada para esclarecimentos.

Edson informou que o motivo de sua desfiliação é não desobedecer aos democratas. Segundo ele, a primeira discordância foi quando apoiou Cid Gomes e o partido de Lúcio Alcântara ao Governo do Estado.

Os motivos de Ronaldo Martins são os mesmos que desagradam os peemedebistas cearenses, as atitudes da cúpula nacional. Eles alegam que o partido está quebrando o artigo 13 de seu estatuto, não punindo os acusados de escândalos vergonhosos. E isso mancha os posicionamentos dos filiados.

Edson Silva avaliou sua saída como tranquila, harmônica, e elogiou o presidente do DEM, por quem disse ter gratidão e amizade. Não considerou seu gesto uma infidelidade partidária e acredita que não perderá o mandato.
Ronaldo Martins declarou que encaminhou requerimento à Justiça Eleitoral para analisar seu desligamento. E disse estar tranquilo com a decisão. “Entrego nas mãos de Deus este mandato, pois foi ele quem me deu”, afirmou.
O PMDB, através do secretário-geral João Melo, já se pronunciou que o partido está tentando buscar soluções e que a Justiça é quem vai avaliar as desfiliações ocorridas no partido. Lembrou que ela decretou um parecer sobre estas decisões.

Já o secretário-geral do PSB, deputado José Albuquerque, se disse satisfeito com o ingresso de Edson Silva nos quadros do partido. E destacou: “Vossa Excelência tem histórias no Ceará e a admiração dos cearenses”.


Mais um ameaça sair do PMDB

Após o anúncio de desfiliação do PMDB feito na última terça-feira por quatro deputados estaduais, a crise no partido afeta agora a bancada federal cearense. Ontem, o deputado Pedro Ribeiro (PMDB-CE) admitiu que estuda a possibilidade de deixar a legenda. Segundo a legislação, ele tem até amanhã, 2, para migrar para outra legenda, caso queira participar das eleições do próximo ano.

Em entrevista ao O Estado no Aeroporto Internacional Pinto Martins, o parlamentar disse que, caso a agremiação não apóie a candidatura de Marina Silva (PV) à Presidência em 2010, ele pode desfiliar-se. Pedro justifica a postura citando sua orientação religiosa como fator preponderante.
“Como evangélico que sou, devo apoiar Marina, porque tenho a certeza de que, se ela for eleita, fará um excelente governo, principalmente no que se refere à parte do meio ambiente”, previu.
Ao contrário dos seus correligionários – que declararam descontentamento com os dirigentes nacionais do PMDB e com os escândalos nos quais a legenda vem se envolvendo, Ribeiro negou qualquer rusga. E assegurou até estar empenhado na eleição do presidente da sigla no Ceará, Eunício Oliveira (PMDB-CE), para o Senado.

E foi justamente para conversar com Eunício que Pedro seguiu para Brasília. Também estão na agenda do deputado encontros com o presidente da Câmara Federal, Michel Temer (PMDB-SP), e com Marina Silva. Na pauta, claro, as discussões em torno da disposição dos partidos no ano que vem.

Apesar da defesa da candidatura da ex-ministra do Meio Ambiente ao Palácio do Planalto, ele ponderou não saber se ingressaria no PV. Pedro Ribeiro disse que ainda estuda esse cenário, pois tem receio de perder o mandato, hoje considerado não mais do eleito e sim da agremiação. “Estou entre a cruz e a espada, porque quero deixar o PMDB para votar sem problemas em Marina, mas não queria perder o mandato”, citou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário