Contato

ELIANE LEMBRA NOVE ANOS

A partir de zero hora do próximo dia 18, terá início mais um horário de verão. A medida permanecerá em vigor até o dia 21 de fevereiro de 2010. Foi o que destacou, hoje, 8, da tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, a vereadora Eliana Novais (PSB). Ela lembrou, porém, que a mudança afetará apenas os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde os relógios deverão ser adiantados uma hora. Pelo nono ano consecutivo, o Ceará e os demais estados do Nordeste e do Norte estão livres do Horário de Verão.

Eliane salientou que, concebido e instituído para reduzir o consumo de energia, o Horário de Verão nunca teve efeitos práticos nos estados próximos à linha do Equador, a exemplo do Ceará. “A medida causava uma série de transtornos à qualidade de vida da população”, afirmou, citando a mudança do relógio biológico que acarretava problemas de saúde em crianças e idosos, e provocava um aumento nos índices de violência urbana.

Os trabalhadores, especialmente das periferias das cidades, segundo a vereadora socialista, precisavam acordar uma hora mais cedo para se deslocar de trem, bicicleta, ônibus ou a pé num trajeto para ao trabalho feito em absoluta penumbra. “É importante destacar, no momento em que relembramos essa importante conquista popular, o papel fundamental do então deputado Sérgio Novais, hoje presidente do PSB de Fortaleza”, frisou.

Durante seu mandato de deputado federal, de 1999 a 2002, Sérgio Novais conseguiu acabar com o Horário de Verão no Ceará, ao apresentar estudos comprovando que a medida, ao invés de reduzir, provocava um aumento do consumo de energia no Nordeste. “Foi um luta árdua, que atingiu diretamente os interesses de minorias ligadas aos grandes grupos econômicos e aos governos neoliberais que quiseram transformar arbitrariamente o Horário de Verão para beneficiar apenas os banqueiros e donos de emissoras de TV”.

Eliane disse que Sérgio Novais mobilizou mais de 10 mil cearenses que aderiram a um abaixo assinado contrário ao Horário de Verão, resultando na sua suspensão no Ceará, a partir de uma liminar concedida pela Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário