Contato

Iguatu monta Cidade da Criança


A festa tem parceria com a TV Diário

Cidade de Iguatu: cerca de cinco mil romeiros, participantes da Romaria da Terra, caminharam por ruas do Centro e contornaram a Lagoa da Telha, local de origem da cidade (Foto: Honório Barbosa)
Romeiros das nove dioceses do Ceará participaram, ontem, nesta cidade, da 14ª Romaria da Terra

Iguatu. Na abertura da programação da Cidade da Criança, que acontece até o próximo dia 15, nesta cidade, na Avenida Perimetral, a Caravana da TV Diário trouxe para os moradores ação de cidadania. Emissão de documentos, corte de cabelo, sorteio de eletrodomésticos, distribuição de brindes e shows alegraram na noite de sábado passado, milhares de pessoas.



Após concentração na Praça da Bandeira, o trio elétrico da TV Diário arrastou uma multidão de jovens pelas avenidas Guilherme de Oliveira e Perimetral até a Cidade da Criança, espaço de promoção de arte, cultura e diversão, implantado pela Prefeitura de Iguatu. Houve shows com Zeca Estrada, Coquetel do Forró, Geraldo Amâncio, Betinho Aguiar, Lady X e o encerramento foi com a cantora Simony Superfantástica.

O coordenador da Caravana, nesta cidade, Júlio César Costa Barros, destacou a parceria com os municípios na programação do evento, que reuniu mais de cinco mil participantes. "Atingimos os nossos objetivos de proporcionar lazer para os moradores e serviços de cidadania, como a emissão de documentos".

A programação incluiu orientação em saúde, apresentação de grupos de dança, teatro, contação de histórias infantis, brinquedos em um parquinho e o trenzinho da alegria.

A dona-de-casa Maria do Carmo Lima Oliveira veio com os três filhos para a Cidade da Criança e destacou a programação da Caravana da TV Diário. "Gostei muito porque trouxe lazer e distribuiu brindes", disse. Os estandes ficaram lotados até o fim do evento. Segundo Barros, até o fim do ano, a programação da Caravana vai triplicar atendendo um maior número de cidades.

Romaria
Cerca de cinco mil romeiros vindos das nove dioceses do Ceará participaram, ontem, nesta cidade da 14ª Romaria da Terra. Neste ano, o evento teve como lema ´O semiárido em romaria, por mais vida e cidadania´. Pela manhã, a multidão caminhou por ruas do centro e contornou o lago da Telha, local de origem desta cidade. No fim da tarde, houve apresentações artísticas e foi celebrada missa campal, ao lado da igreja Matriz de Senhora Sant´Ana.

A comissão organizadora divulgou a Carta da 14ª Romaria da Terra, contendo as principais reivindicações do movimento: a luta por terra e resistência dos posseiros; a demarcação das terras indígenas; a identificação e titulação de terras quilombolas.

No documento, são reivindicados, também, a utilização e divulgação de experiências ambiental e socialmente apropriada ao semiárido; a promoção à cidadania; respeito às diversidades; a luta por direitos humanos; a promoção da paz e uma nova cultura de uso dos bens da natureza, com base no amor, no cuidado e na preservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário