Congresso reúne 600 em Fortaleza

O IX Congresso Internacional das Misericórdias e o XIX Congresso Nacional das Santas Casa de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas começou ante-ontem (24), em Fortaleza. O CIM 2009 reúne 600 pessoas de várias nacionalidades para discutir questões acerca da filantropia no mundo, até sexta. Palestrantes da Espanha, Ucrânia, França, Luanda, Portugal, Índia, Itália e Brasil já estão na cidade para transformar o Conclave num espaço de profundas reflexões.

As temáticas abordadas referem-se ao futuro de nossas Organizações, como: As santas Casas e Entidades Filantrópicas: no contexto da globalização; Terceiro Milênio: Missão e Presença das Santas Casas; Responsabilidade Social – Profissionalização de Gestão e Marketing; Missão estratégica e Institucional: Relação Público, Privada Empresarial e Empresariado Social; Princípios espirituais e formativos das Misericórdias a nível mundial.

“Reconhecemos o papel histórico das Santas Casas e Filantrópicos no Ceará, por isso estamos presentes reforçando a parceria do Governo do Estado com o setor”, afirmou o secretario estadual de saúde, João Ananias Vasconcelos Neto.
Hoje pela manhã o ex-governador e médico Lucio Alcantara proferiu palestra sobre a justilização da vida brasileira, mostrando que em matéria de saúde não pode haver despachos jurídicos para salvar vidas. E contou um caso:
Um paciente não conseguiu leito numa UTI porque a UTI estava lotada. Foi à Justiça e o Juiz mandou um Oficial de Justiça com um documento mandando internar o tal paciente na UTI lotada. O médico de plantão sem ter o que fazer diante de uma ordem judicial pediu ao Oficial de Justiça para voltar ao Juiz e pedir pra ele o nome de qual paciente retirar da UTI para morrer pra botar o outro no leito que ficaria vazio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário