Missa dos chapéus encerra romaria de finados em Juazeiro do Norte






Exclusivo
Por Roberto Bulhões do pessoal do blog em Juazeiro do Norte(CE)

Fotos: Cicero Valério

Romeiros de várias partes do Nordeste se despediram ao meio-dia de ontem da romaria de finados, em Juazeiro do Norte. Durante o fim de semana foi intensa a chegada dos peregrinos ao município, em motos, ônibus e caminhões paus-de-arara. A romaria de finados é considerada como a maior romaria do ano e conhecida também como a romaria da esperança. Estima-se que cerca de 600 mil devotos estiveram espalhados em toda a cidade nos últimos quatro dias.



Ao meio-dia um momento festivo aconteceu na Basílica de Nossa Senhora das Dores. Com cânticos e despedida dos fieis do Padre Cícero, a tradicional missa dos chapéus lotou as dependências da Basílica e foi celebrada pelo bispo diocesano do Crato, D. Fernando Panico. Este ano o bispo trouxe uma boa noticia para os devotos do Padre Cícero. Segundo D. Fernando, em sua recente visita a Roma, foi recebido pelo Papa Bento XVI durante quase meia hora. Bento XVI prometeu agilidade no pedido de reabilitação dói Padre Cícero, sonho de milhões de devotos em todo pais.



TRADIÇÃO



Um dos pontos mais visitados nesse período de romaria é o túmulo do "Padim Pade Ciço", na Capela do Socorro. Os fiéis, que também vêm visitar os jazigos das famílias no Cemitério do Socorro, aproveitam para passar na Capela. Várias missas foram celebradas no local, até a noite. No túmulo do Padre Cícero muitas flores foram depositadas e muitos fazem de tudo para tocar no túmulo do “Padim”, local considerado santo. Os cânticos e terços dedicados ao padre são constantes. Do lado de fora da Capela do Socorro, acendem velas nos candelabros dando sequência às homenagens.



A romaria de finados deste ano também foi marcada pelos 40 anos da edificação da estátua do Padre Cícero. O monumento foi construído pelo então prefeito Mauro Sampaio e inaugurado no dia 1º de novembro de 1969. É considerado o local de maior visita dos devotos de Padre Cícero. Para marcar a data, a municipalidade prestou uma homenagem a Mauro Sampaio, que completou 82 anos de vida. Além de ter sido prefeito de Juazeiro do Norte por suas vezes, Mauro foi deputado federal em várias legislaturas. O atual prefeito de Juazeiro Manoel Santana, do PT, esteve a frente das homenagens e enalteceu Mauro Sampaio, idealizador do monumento ao Padre Cícero.








ROBERTO BULHÕES

88 3512-3000 Produtora

88 9201-4930 Celular

Juazeiro do Norte - CE

www.bulhoesproducoes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário