Contato

Deu no Estadao

FBI mandou "isca" ao Brasil para mapear extremistas

Informante esteve com representante de sociedade árabe em Curitiba em 2005

Polícia federal americana não comenta o caso; sírio naturalizado brasileiro diz que houve o encontro, mas contesta teor de conversa

O FBI, a polícia federal norte-americana, ajudou a bancar a ida ao Brasil de um radialista e blogueiro radical de extrema direita de Nova Jersey como isca para atrair e identificar grupos extremistas brasileiros contrários aos Estados Unidos, de acordo com pessoas que tiveram acesso a documentos do governo norte-americano.

Harold "Hal" Turner, 47, viajou a Curitiba, no Paraná, em 2005, onde se apresentou como líder da National Alliance, um dos maiores grupos de supremacistas brancos dos EUA.

Ali, se encontrou com um simpatizante brasileiro, com quem teria discutido doação de US$ 1 milhão à causa americana, e com um representante da Sociedade Árabe Brasileira.

De acordo com tais documentos, Turner e o representante árabe discutiram um plano para mandar US$ 10 milhões em ajuda não militar para membros da resistência iraquiana anti-EUA. Segundo relatou à Folha uma fonte familiarizada com o caso, o representante teria dito a Turner que ajudaria a "fazer qualquer coisa que possa sabotar os EUA".

Nenhum comentário:

Postar um comentário