Do Jornal O Estado
Para adquirir os remédios disponibilizados pelo programa, os interessados só precisam apresentar uma receita emitida por médico ou odontólogo na rede pública ou privada.
Medicamentos com redução de até 90% nos preços de mercado podem ser encontrados em Fortaleza nas três unidades do Programa Farmácia Popular do Brasil e em farmácias privadas que vendem remédios passados pelo Ministério da Saúde. A lista inclui medicação para cerca de 80% das doenças que atingem a população - asma, cólicas, depressão, diabetes, enxaqueca, hipertensão, queimaduras, úlcera gástrica, verminoses, além de antialérgicos, antibióticos, anticoncepcionais, anticonvulsivantes, anti-inflamatórios, ansiolíticos e antivirais.
Para adquirir os remédios disponibilizados pelo programa, os interessados só precisam apresentar uma receita emitida por médico ou odontólogo na rede pública ou privada. O receituário é exigido como estratégia para evitar a automedicação, o que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes. O único produto que dispensa prescrição médica ou odontológica e também pode ser encontrado nas farmácias populares são os preservativos masculinos, fundamentais para prevenir a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis.
POLÍTICA SOCIAL
O Programa Farmácia Popular do Brasil faz parte da política do Ministério da Saúde para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, beneficiando principalmente as pessoas com baixo poder aquisitivo e que, por causa do custo dos remédios, encontram dificuldades para realizar tratamentos. Em Fortaleza, há uma unidade do programa no Centro da cidade e outras duas mantidas pela Prefeitura, que funcionam nos terminais de ônibus de Parangaba e do Siqueira.
Os medicamentos são repassados pelo Governo Federal e as prefeituras ficam responsáveis pela estrutura física das farmácias e a contratação dos funcionários para o atendimento à população. Cada unidade conta com uma equipe de nove profissionais, sendo dois farmacêuticos em todo o horário de funcionamento – das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira; e 8 às 12 horas, aos sábados.
A assistência farmacêutica inclui o acompanhamento de pacientes com diabetes e hipertensão, a verificação de pressão arterial e o exame de glicemia. Na Farmácia Popular de Parangaba, onde estão disponíveis 104 medicamentos, são realizados 300 atendimentos diários em média, e a Farmácia Popular do Siqueira atende em torno de 200 pessoas por dia.
Os remédios são obtidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, em laboratórios farmacêuticos públicos ou particulares e disponibilizados a baixo custo para serem vendidos em unidades próprias do Programa Farmácia Popular, mas também comercializados nas farmácias particulares, onde o consumidor informa no ato da compra o número do CPF para o DataSUS, o banco de dados do Sistema Único de Saúde. A redução de até 90% no preço dos medicamentos é assegurada graças à isenção de impostos e à aplicação de subsídios por parte do governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário