MISturas Culturais traz mostra internacional de animação experimental

O Museu da Imagem do Som do Ceará abre a programação mensal do projeto MISturas Culturais em 2010 com a mostra de cinema de animação experimental. Serão exibidos 20 filmes, entre produções nacionais e estrangeiras, acompanhadas de uma palestra sobre o gênero ministrada por Diego Akel, design,artista plástico e realizador de cinema de animação.

A primeira parte da programação começa as 14h30 no auditório do MIS, com a Mostra Nacional de Animação, exibindo filmes como o belo curta gaúcho “A princesa e o violinista”, escrito e dirigido por Guto Bezzotti, e o divertido Dossiê rê bordosa, do diretor César Cabral, em animação stop-motion, que tenta desvendar as razões por trás da decisão do cartunista Angeli de matar uma de suas mais famosas criações, a diva underground Rê Bordosa.

Às 16 horas é a vez da palestra de Diego, com o tema “Conhecendo o Cinema de Animação Experimental”. O artista falará um pouco sobre o mundo da animação e o ofício de criar filmes de animação no Brasil. Para encerrar a programação, à partir das 18 horas serão exibidos os 11 filmes da Mostra Estrangeira de Animação. Entre os destaques, o curta “E2-Е4”, do diretor Eduard Sidoruk, sobre a guerra e jogar xadrez de verdade, com pessoas reais; e a animação 2D “The 13th Round”, que conta a história de um ex-pugilista que tenta se adequar às novas regras da luta para viver.

MISturas Culturais – Projeto realizado pelo MIS/CE, equipamento cultural ligado à Secult, o MISturas faz alusão ao Dia Internacional dos Museus (comemorado dia 18 de Maio) realizando palestras, mesas-redondas, contação de histórias, sessões de cineclube, apresentações musicais, roda de poesias, intervenções de artistas plásticos, mostras multimídia com seleções do acervo, apresentações folclóricas, entre outras atividades. O MISturas Culturais se caracteriza pela fusão de diferentes linguagens relacionadas com imagem, som e patrimônio cultural, tendo mensalmente um recorte temático a ser abordado.

Confira a programação completa:

MISturas Culturais - janeiro de 2010
14h30 - “Mostra Nacional de Animação”
Filmes:
- A princesa e o violinista
- Queda livre
- Papercut
- O jumento santo e a cidade que se acabou antes de começar.
- O quarto de jobi
- Silêncio e sombra
- O anão que virou gigante
- Linhas e espirais
- Dossiê rê bordosa

Local: Auditório do MIS
16h-Palestra: Conhecendo o Cinema de Animação
Experimental com Diego Akel, design,artista plástico e realizador de cinema de animação.
Local: Auditório do MIS
18h-Mostra Estrangeira de Animação

Filmes:
- Animal instincts
- Multfilm
- História trágica com final feliz
- Global warming
- História de uma caramelo
- E2-E4
- The 13th round
- The shoemaker in heaver
- Selva
- Poles
- Eye to

Serviço:
MISturas Culturais
Data: 18 de janeiro (segunda-feira)
Horário: 14h30 às 18h
Local: Museu da Imagem e do Som do Ceará – MIS/CE (Av. Barão de Studart, 410 – Meireles)
Informações: 3101-1204 / 1206

Assessoria de Imprensa da Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário