
Serão instaladas 76 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos de Fortaleza
Como uma versão positiva da vigilância imaginada por George Orwell no seu “1984”, o Governo do Estado implantará em Fortaleza 76 câmeras de monitoramento da cidade que ajudarão para inibir a ação dos bandidos. O governador Cid Gomes assinou, na tarde de ontem, a ordem de serviço para instalação da novidade. No encontro o gestor comentou que por dia estão sendo implantados 70 quilômetros de fibra óptica do Cinturão Digital e que o projeto irá integrar a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O monitoramento do sistema será realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSPDS). O projeto tem previsão para ser concluído em 173 dias úteis.
TECNOLOGIA
O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho, informou que as câmeras que serão usadas têm sensibilidade para captar os diferentes movimentos que acontecem na rua. “Essa é uma grande vantagem, pois se tiver alguma ação mais rápida o equipamento focalizará o que está acontecendo. Assim, quem estiver de plantão poderá visualizar”, disse.
Fernando ainda explicou que nos postes, bases para a colocação das câmeras, haverá botões para que a população ao sentir-se ameaçada ou estiver em perigo, possa apertar e assim acionar ajuda. “Elas também terão um microfone no qual o monitorador falará com quem está perto da câmera”, disse. O equipamento possui 35mm de zoom óptico, visão noturna e caso falte energia a câmera tem uma energia extra.
O governador Cid Gomes salientou que acredita que não haverá vandalismo contra o equipamento que será implantado. “Acho improvável que alguém tente fazer isso, pois terá a noção que estará sendo filmado. Mas, se vier a acontecer da lente da câmera ser pichada, por exemplo, o equipamento emitirá um som na central”, explicou.
EM TODO O ESTADO
A implantação deverá ir para outras cidades do Estado que tenham 90% dos habitantes residentes na zona urbana afirmou o governador. Cid Gomes informou ainda que estão sendo implantadas cerca de três mil quilômetros de fibra óptica e que existem sete frentes de serviços que avaliam o desempenho. Até maio, deverão ser finalizadas a colocação do material subterrâneo.
Deu no Jornal O Estado
Penso eu: Isso não é novidade. Quando preefeito de SObral Cid Gomes instalou essas cameras por todo o municipio, inclusive nos distritos e, ao que parece, funcionou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário