Vice de Cid pode ser definido pelo Campo Democrático

Ala mais votada do PT nas últimas eleições do partido será peça-chave na sucessão estadual
A escolha do nome do PT que será candidato a vice na chapa do governador Cid Gomes, na disputa pela reeleição, em outubro, deverá passar pelo Campo Democrático. No último processo de eleições internas do partido em 2009, a corrente petista obteve 45% dos votos válidos, o que lhe assegura o direito de indicar 25 dos 55 integrantes do novo diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, que tomará posse no próximo dia 10 de fevereiro.

O grupo tem entre seus quadros nomes como o do deputado federal José Nobre Guimarães e o deputado estadual Dedé Teixeira, os secretários das Cidades, Joaquim Cartaxo, e do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana; o presidente do BNB Roberto Smith; o superintendente do IPHAN, Clodoveu Arruda, o ex-deputado estadual Eudoro Santana, os prefeitos petistas de Juazeiro do Norte, Mauriti, Barbalha, de Cascavel e os presidentes da CUT e da FETRAECE.

Além disso, a corrente petista conquistou sete vagas na nova executiva estadual do partido que é composta por 15 membros e mais o presidente eleito pelo voto direto dos filiados do partido. No Ceará, sete chapas participaram do último processo eleitoral. A segunda chapa em número de votos foi a da corrente Democracia Socialista, que tem entre seus integrantes a prefeita Luizianne Lins, o ministro da Previdência José Pimentel, o deputado federal Eudes Xavier e o deputado estadual Artur Bruno, os vereadores Guilherme Sampaio e Ronivaldo Maia. O grupo irá indicar 10 representantes no diretório petista e três na executiva.

Em seguida, aparece a corrente liderada pelo deputado federal José Airton, com sete membros no diretório e dois na executiva. O grupo do atual vice-governador, Francisco Pinheiro, terá direito a seis e dois integrantes, no diretório e na executiva, respectivamente.

O atual presidente do PT, Ilário Marques, terá cinco vagas em uma instância e apenas uma na outra. A corrente liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, não conquistou nenhuma vaga na executiva do partido, mas irá indicar dois integrantes no diretório. Já a corrente o Trabalho, que tem entre suas lideranças o professor universitário Eudes Baima, não conquistou vagas em nenhuma das duas instâncias estaduais do partido.

ESPECULAÇÃO
Diante deste cenário, uma fonte petista avalia que a polêmica antecipada em torno da indicação do vice não passa de pura especulação. De acordo com ela, o resultado das eleições internas deu ao Campo Majoritário um importante peso na decisão. “Eles conquistaram a maioria das vagas nas duas instâncias de decisão do partido, por isso, qualquer decisão terá que ser referendada pelo grupo.”- afirma a fonte.

A mesma fonte comenta que dentro do grupo são lembrados como opções para o cargo de vice os nomes de Camilo Santana, Joaquim Cartaxo e Roberto Smith. Alerta, por outro lado, que essa discussão é prematura e que a nova direção do partido ainda nem tomou posse e a ela cabe a tarefa de definir ação eleitoral do partido em 2010. Conclui que esse debate será travado com calma, sem atropelos para preservar a unidade do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário