Leiam tudo, pelo Amor de DEus

Não quero blasfemar, mas gostaria de pedir ao querido leitor deste blog que lesse isso aí do começo e, se eu estiver ficando louco, por favor peçam para que este blog saia do ar, se desintegre, suma, desapareça. Eu não estou acreditando no que estou lendo. Por favor, leiam.

Construção de estaleiro pode violar direitos de crianças e adolescentes ...



Edição nº 142 - Ano 07 - Fortaleza-CE, segunda-feira , 1 de março de 2010

A Pauta dos Direitos da Criança e do Adolescente

Construção de estaleiro pode violar direitos de crianças e adolescentes do Titãzinho
Em meio às discussões sobre os impactos ambientais, econômicos e sociais que a construção do estaleiro na Praia do Titãzinho pode trazer para a comunidade local, se faz importante refletir sobre as consequências desse empreendimento na vida de crianças e adolescentes da área, para que essa população não tenha seus direitos violados.

Clézio Freitas, do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDECA) alerta: “Pelos impactos que os especialistas falam, esse estaleiro pode provocar a violação de vários direitos, como o direito ao Esporte e Lazer, por conta da desativação da prática do surf, esporte tradicional naquela área; como também do direito à moradia e à convivência comunitária, como consequência das remoções de famílias, além do impacto ambiental que afetará o desenvolvimento do bem-estar saudável das crianças e adolescentes que moram na região”.

Por outro lado a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), órgão responsável pela execução do projeto do estaleiro no Titãzinho, garante que as obras do estaleiro não comprometerão em nada o lazer e a prática esportiva no local. O assessor de comunicação do órgão, César Espíndola, afirma que “a construção do estaleiro prevê a urbanização do entorno do empreendimento, o que permitirá a criação de áreas destinadas ao lazer e à prática de esportes para as crianças
e adolescentes da comunidade. É importante destacar que atualmente a
região do Titãzinho não dispõe de tais áreas”.

Não é o que pensam muitos moradores e membros dos movimentos sociais que atuam no Titãzinho. Dentre esses movimentos, está o Projeto Vila Mar que atende a mais de 800 crianças e adolescentes da comunidade. Joyce Andrade, coordenadora do projeto, contesta: “A praia é o local de esporte e lazer e o Titãzinho é a sala de aula de tantos surfistas já conhecidos e respeitados no Brasil e fora dele. Aqui nossas crianças olham para o mar e sonham com um futuro onde andar sobre as ondas as levará a um futuro diferente. O futebol e os demais esportes aqui praticados têm este cenário como pano de fundo.” As obras do estaleiro prevêem a construção de um grande muro onde hoje é o espigão e o aterramento e parte a praia. “Isso limitará a área da praia que é freqüentada por dezenas de crianças e adolescentes além de isolar a comunidade. Com o tempo a comunidade não vai suportar e será obrigada a deixar a região”, lamenta Joyce Andrade.

O direito a espaços de lazer e esporte é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em seu artigo 71: “Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer para a infância e a juventude”.


Sugestão de Fontes:

Clézio Freitas, Economista – Cedeca-CE / Fone: 3252-4202

César Espíndola - assessor de comunicação da ADECE / Fone: 3244-7980 / cesar.imprensa@adece.ce.gov.br

Joyce Pinheiro de Araújo Andrade, pedagoga - Diretora do Projeto Vila Mar / Fone 3263-6717 / vilamar1@terra.com.br

Pedro Fernandes – Conselho Gestor do Serviluz Sem Fronteiras / Fone: 8775-9305

Meire Calandrine – Movimento dos Conselhos Populares / Fone: 9983-5589

Mais informações:
Agência Catavento Rede ANDI (85) 3252.6990, falar com Luana Amorim ou Regina Paz.

01/03/10
Campanha “Uma Ação para Crianças” é estendida para 2010

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) estende para este ano a campanha Uma Ação para Crianças. Desde 2008 a iniciativa atendeu 7.922 meninos e meninas de diversos estados do Brasil. Para 2010, o objetivo é atingir a meta de 75 projetos a serem apoiados.

A proposta é disponibilizar recursos para pequenos projetos que beneficiem crianças. Para aderir à campanha os interessados devem inscrever um projeto que beneficie crianças e adolescentes e realizar alguma atividade para arrecadar recursos. O valor arrecadado será dobrado pela CESE, que disponibilizará também materiais de divulgação e orientação ao grupo no desenvolvimento da ação.

Em Fortaleza, o Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência, foi um dos beneficiados. Em novembro de 2009, o Centro promoveu a VI Semana pela Educação Inclusiva, com o objetivo de difundir informações sobre o direito à educação de crianças e adolescentes com deficiência. A mobilização beneficiou mais de 3 mil pessoas e arrecadou R$2.200,00 com o auxílio de parcerias e a venda de Cordel. A CESE dobrou o valor destinando para a Instituição em R$4.400,00.

A CESE é uma entidade ecumênica, sem fins lucrativos, que atua há 36 anos com movimentos e organizações de luta pela garantia de direitos no Brasil. Desde 73 já apoiou cerca de 10 mil iniciativas, numa média de 400 projetos por ano, voltados a mais de 9,5 milhões de pessoas.

Para se inscrever as instituições devem seguir o roteiro de elaboração do projeto e inscrição no site: www.cese.org.br
Mais informações:
Karine Carvalho, assessoria da Campanha Uma Ação para Crianças. Telefone: (41) 3022 1282/9916 4987


01/03/10
Projeto ProJovem inicia inscrições

Á nova fase do ProJovem inicia inscrições para adolescentes que queiram fazer parte do projeto. Os interessados podem se inscrever em qualquer Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de segunda à sexta, das 08h ao meio-dia e das 13h às 17. No decorrer do ano, os coletivos, mesmo com as atividades em curso, podem incorporar novos integrantes, de acordo com a demanda de cada coletivo.

Para participar, o adolescente deve ter entre 15 e 17 anos e precisa ir ao CRAS acompanhado do responsável, levando RG ou Certidão de Nascimento, Histórico Escolar e o cartão de beneficiário do Programa Bolsa Família.

Nesta nova fase do ProJovem Adolescente, estão programadas atividades ligadas a teatro, dança, música, hip hop e artes visuais. Todas as atividades são realizadas tendo como mote temáticas relacionadas à juventude.

Atendendo cerca de 1.250 jovens de Fortaleza, o ProJovem Adolescente é um programa que visa à participação dos jovens na construção da sociedade. Nos encontros, os adolescentes discutem temas que são comuns na comunidade onde vivem.

Organizados em coletivos, com uma média de 25 adolescentes por turma, eles são acompanhados por profissionais dos CRAS. Participam de oficinas que relacionam os temas discutidos com a arte, além de atividades esportivas e de lazer.

O Projovem Adolescente é uma das modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). Em Fortaleza, o programa é executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através dos CRAS.
Mais informações:
Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), (85) 3105.3440.


04/03/10
Grupo de Pesquisa sobre Infância e Mídia da UFC inicia ciclo de palestras de 2010

O Grupo de Pesquisa da Relação Infância Adolescência e Mídia, da Universidade Federal do Ceará (GRIM - UFC), realizará nesta quinta-feira (04) a palestra “O Processo de Produção Audiovisual e as In(ter)venções Juvenis”, ministrada pela professora doutora Deisimer Gorczevzki. O encontro dá inicio ao ciclo de palestras que o GRIM realizará em 2010. A palestra é aberta a toda a comunidade acadêmica e a interessados no tema.

O GRIM UFC existe há cinco anos e é coordenado pela professora doutora Inês Vitorino. O grupo pesquisa a relação das crianças e adolescentes com os meios de comunicação, se aprofundando em temas como publicidade para crianças e classificação indicativa. A palestra ocorrerá às 16h00, na Sala do Audiovisual A do Centro de Humanidades Área 2, localizado na Av. da Universidade, 2762 – Benfica.
Mais informações:
Inês Vitorino, coordenadora do Grupo de Pesquisa da relação, telefone: 9910.4948.


05/03/10
Inscrições para o Curso de Prevenção a Dependência Química acabam na sexta-feira

O Movimento de Saúde Mental Comunitária do bom Jardim (MSMCBJ) abre inscrições para o curso de Prevenção a Dependência Química. O curso é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e é direcionado a profissionais de diversas áreas que atuam com crianças e adolescentes.

Os interessados devem enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail: cursodeprevenção@gmail.com ou entregar na Palhoça do Movimento, rua Dr Fernando Augusto, 985, Conjunto Santo Amaro, no período de 24 de fevereiro a 5 de março. Os nomes selecionados serão divulgados no dia 12 e março no site www.msmcbj.org.br e na palhoça. As fichas de inscrição também podem ser encontradas no site do movimento.

O curso é de 60 horas/aula, com momentos teóricos e práticos e esta divido em dois módulos, o primeiro ocorrerá de 26 a 28 de março e o segundo de 09 a 11 de abril, em local a ser confirmado. As aulas ocorrerão de 8 da manhã às 5 da tarde. Os candidatos devem ter atenção em alguns critérios, como disponibilidade para trabalhar com crianças, adolescentes e jovens e fazer parte da regional V,.região que compreende o Grande Bom Jardim.
Mais informações:
Lídia Rodrigues, coordenadora pedagógica do Movimento de Saúde Mental Comunitário do Bom Jardim (MSMCBJ). Telefone: (85) 8881.1541

Nenhum comentário:

Postar um comentário