skate alegra jovens da Aerolândia


Ivna Girão,
da redação do Jornal O Estado

Qual motorista já não subiu os vidros do carro com medo de ser assaltado em um sinal de trânsito na avenida Raul Barbosa? Insatisfeito com essa sensação de insegurança que a população tem sobre o seu bairro, o morador da Aerolândia, Renato Monteiro, 20, diz que a chegada da nova pista de skate, recém construída como parte do projeto de reurbanização do Parque do Cocó, tem uma grande potencialidade de amenizar essa imagem “ruim” que alguns atribuíram à região, mais conhecida nos meios de comunicação devido aos crimes que acontecem com frequencia.

“Eu aprovei a construção dessa pista, está sendo muito bom por que passa outra imagem de que aqui não têm só ladrão. Está vindo até gente de fora treinar aqui. Até parece que o povo perdeu o medo”, disse o morador que, já às 7h da manhã de ontem, iniciava seu treino no local que oficialmente não foi nem inaugurado pelo Governo do Estado ainda.

PISTA LOTADA
Não importa se é manhã, tarde ou noite; a pista está sempre lotada de praticantes e admiradores de “bike”, patins e skate, explicou Thomaz Fire, membro da Federação Cearense de Patinação que ontem foi fazer alguns testes para aprovação ou não do local. “Essa pista é muito boa, é a melhor do Ceará. Isso aqui vai fazer muito sucesso e vai estimular a garotada a praticar esportes radicais e limpar a cabeça. Eu sinto que esse Projeto de urbanização do Parque do Cocó vai melhorar a energia do bairro e diminuir a criminalidade”, disse otimista Thomaz Fire.

Assim como Fire, o morador da Aerolândia e skatista, Elano Paz, já vê os resultados positivos da implantação de um equipamento urbano: “eu sei que só isso não vai resolver o monte de problemas que nós temos, mas já foi o primeiro passo. Precisamos agora de outras políticas públicas para amenizar a violência”, frisou o garoto que, juntamente com outros 15 jovens, vieram realizar algumas manobras.

MEDO DAS GANGUES
Morador há 50 anos do bairro, o borracheiro Antônio Delfino, também aprovou a chegada da pista de skate e dos projetos de urbanização, mas teme que as brigas de gangues estraguem o clima de paz que tem, segundo ele, reinado no local. “Eu só acho que não vai demorar muito para a bandidagem vim aqui atrapalhar tudo. Nós queremos mesmo é segurança”, frisou o morador.

Afirmando ter homens de plantão 24 horas por dia na pista de skate, o Soldado Silva, da Companhia de Polícia Ambiental do Estado do Ceará (CPMA), frisou que, devido a presença massiva de policiais, o local está tranqüilo, sem nenhuma grave ocorrência.

“Está tudo calmo. Essa pista foi boa para o bairro, pois pode diminuir a criminalidade”, frisou o policial. Ele lembrou que, no último dia 12, um servidor público foi assassinado na avenida Raul Barbosa. Segundo ele, os crimes são frequentes apesar do policiamento ostensivo e da Torre de Observação da Polícia Militar instalada na avenida.

SOBRE O PROJETO
O trecho, que compreende uma extensão de 1.280m, desde a Companhia de Policiamento do Meio Ambiente (CPMA) até o cruzamento da Av. Raul Barbosa com Av. Murilo Borges, tem recebido melhoramento no calçadão, com ilhas de descanso (recuos) para coopistas, bancos, campo de futebol, playground, além da construção de uma pista de skate.

O projeto, que faz parte da requalificação do Parque do Cocó, tem a fiscalização do Departamento de Edificações e Rodovias (DER) e está orçado, com recursos do Governo Estadual, em quase R$ 5 milhões. De acordo com o coordenador de Engenharia de Edificações do DER, engº Cláudio Nelson, estima-se que dentro de sete meses as obras sejam entregues à população. “O objetivo, além de promover a preservação do parque, é proporcionar mais opções de laser, com conforto e segurança para a população de Fortaleza”, disse


Governo promete novas 11 pistas de skate
O secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, assinou, na última sexta-feira, 11 contratos para o início das obras de modernas pistas de skates no Ceará. Agora, mais 11 municípios serão beneficiados com a política pública esportiva voltada para o skate no Estado. Fortaleza, Maracanaú, Aquiraz, São Benedito, Camocim, Crateús, Mombaça, Quixadá, Aracati, Jaguaribe e Crato são os próximos municípios a receberem os equipamentos.

Os contratos devem ser publicados já na próxima semana e as obras já devem ocorrer rapidamente. “A ordem é que sejam as obras realizadas imediatamente”, frisou o titular da Sesporte, Ferruccio Feitosa. O prazo inicial é que os equipamentos sejam entregues em 90 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário