Contato

Tucano admite possibilidade do PSDB apoiar Cid Gomes


Raimundo Gomes de Matos - Deputado Federal
“A essa altura do campeonato é improvável o PSDB lançar candidato ao Governo do Estado”, afirma o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), justificando que os pré-candidatos - deputados Luiz Pontes (PSDB), Cirilo Pimenta (PSDB) e Francini Guedes (PSDB) – desistiram de enfrentar as urnas em outubro, na disputa contra a reeleição do governador Cid Gomes (PSB). Por conta disso, ele prevê que a decisão será não ter candidato próprio, mas sim apoiar um candidato de outro partido e, deste modo, assegurar o palanque para o candidato tucano à Presidência da República, o governador de São Paulo, José Serra.

“É lamentável, mas antecipo que o PSDB não terá candidato ao Governo do Estado”, arrisca. Segundo ele, o ninho tucano até tentou alavancar a candidatura própria, porém, de acordo com ele, “não foi possível”, porque nenhum tucano cogita a possibilidade de enfrentar a conjuntura política cearense, na verdade, perder o apoio do governador Cid Gomes.

Cenário já vislumbrado
Conforme o deputado, a maioria da agremiação tucana, no Ceará, acena no sentido de defender os projetos do atual governador, ou seja, pretendem continuar vivendo “os tempos estranhos”, tão questionados pelo presidente estadual do PSDB, Marco Penaforte, que, inclusive, é defensor do fim da ambiguidade do partido perante o Governo do Estado.
Na avaliação de Penaforte, é fundamental que haja o contraponto aos governos, pois, segundo ele, a oposição serve para corrigir os rumos de uma administração pública. Já Gomes de Matos, avalia que, caso confirme o apoio do PSDB a Cid Gomes, o partido poderá apresentar propostas para o futuro do Ceará, principalmente para os próximos vinte anos. Ele analisa, também, que a adesão ao Governo Cid é sem exigências e, embora informal, não inviabiliza a candidatura à reeleição do senador Tasso Jereissati (PSDB) ao Senado Federal.

CID MERECE BIS
Já que o PSDB não vai lançar candidato próprio, conforme o empresário Beto Studart, o certo agora é apoiar a reeleição de Cid Gomes em outubro próximo. “O Cid é o melhor nome do momento, está fazendo muita coisa para o Ceará e merece outro mandato”.

Candidato a vice-governador na chapa de Lúcio Alcântara, (derrotada por Cid Gomes, em 2006), Studart diz sentir-se feliz por ter sido cotado este ano para disputar o Governo do Estado, mas considera: a movimentação dos tucanos veio tarde.

O PSDB cearense caminha para endossar a reeleição de Cid Gomes. Segundo nota do jornalista Josias de Souza, Tasso Jereissati recusou-se a apresentar um nome do partido para a disputa ao governo cearense, decisão respaldada pela direção nacional do PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário