Boletim da Camara Municipal de Fortaleza.

CÂMARA PRESTA HOMENAGEM
A CELSO FURTADO

A Câmara Municipal de Fortaleza concedeu hoje, 6, in memorian, o título de cidadania de Fortaleza ao economista Celso Furtado (1920-2004). A honraria foi recebida por sua esposa, a jornalista Rosa de Aguiar Freire Furtado. A proposição data de 1999 e é de autoria do então vereador, hoje deputado estadual, Nelson Martins (PT), que compareceu à Casa para a solenidade.
A impossibilidade de conceder o título na época, segundo ele, deveu-se à falta de espaço na concorrida agenda de Celso. Onze anos depois, o deputado reafirmou sua honra em prestar a homenagem. “A grande obra de Celso Furtado são suas ideias, as quais ele pôde divulgar e semear. Essas ideias já renderam muitos frutos desde Juscelino Kubitschek até o momento presente.”
O presidente da Câmara, vereador Salmito Filho (PT), ressaltou aspectos relevantes da vida e da obra do economista. Para ele, a obra de Celso contribuiu para inaugurar um novo pensamento de desenvolvimento econômico, ambiental e sustentável na América Latina. Nelson Martins destacou ainda a base que os trabalhos do economista deram para diversas ações governamentais, a exemplo da elaboração do Plano de Metas de JK e da criação e recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
EN06/05/2010
CÂMARA CULTURAL LANÇA EDIÇÃO COMEMORATIVA DE
PRINCIPAL OBRA DE CELSO FURTADO

Em celebração aos 50 anos do livro Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado, a Câmara Municipal de Fortaleza, por meio do projeto Câmara Cultural, em parceria com a revista Nordeste VinteUm, lança hoje, 6, a edição comemorativa do cinquentenário obra. O evento acontece no Centro Cultural do Banco do Nordeste, às 19h, e contará com uma palestra do presidente da CMF, vereador Salmito Filho (PT), sobre a força da obra de Celso Furtado.
A cerimônia será prestigiada ainda pelo presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, e pela jornalista e organizadora da edição, Rosa Freire D’Aguiar Furtado. A obra já obteve mais de 30 edições e já foi traduzida em nove línguas. Nela, Celso Furtado reconstrói o processo de desenvolvimento econômico do Brasil, incorporando as características locais, culturais e institucionais que foram geradas ao longo da história do país.
Organizada por Rosa Freire D’Aguiar Furtado e apresentada pelo historiador Luiz Felipe de Alencastro, a edição também contém críticas e artigos publicados desde os anos 1950 e assinados por 21 renomados historiadores e economistas, além de um caderno de fotos, e uma cronologia da vida de Celso Furtado.
AA 05/05/2010


REALIDADE DO IJF É TEMA DE DEBATE
NO LEGISLATIVO MUNICIPAL

O superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF), Messias Barbosa, fez o uso do Grande Expediente, hoje, 6, na Câmara Municipal de Fortaleza, para apresentar e debater a realidade daquele que é maior equipamento de atendimento à saúde do município. Ele explicou as causas do incêndio, ocorrido no dia 6 de abril no hospital, e informou as medidas adotadas após o incidente, além de detalhar o funcionamento atual do IJF e explanar as perspectivas futuras.
Messias Barbosa afirmou que, após assumir o cargo, a sua maior preocupação era a situação da manutenção do hospital, que já tem 17 anos. Ele ainda disse que, na gestão passada, foram feitas muitas melhorias, como incorporações tecnológicas, mas que era necessário colocar isso para funcionar “Toda unidade depois de cinco anos precisa de manutenção. Com as incorporações, existia uma necessidade de suporte. Hoje, o IJF tem 38 contratos de manutenção com empresas devidamente licitadas, tem equipe de engenharia, além de técnicos em eletrônica”.
Segundo o superintendente do IJF, foram adotadas todas as medidas para prevenir um incidente, como o que ocorreu no hospital, mas não teve como evitar. “Nós já tínhamos acionado a equipe de engenheiros, depois pedimos a equipe da Companhia Elétrica do Ceará (Coelce) para nos fornecer um diagnóstico da rede elétrica e ela nos informou que tínhamos energia suficiente para suprir a necessidade do prédio. Ainda sim, implantamos duas ofertas de correntes da Coelce, através de dois transformadores” afirmou Messias.
Sobre o atual funcionamento do Instituto José Frota, o superintendente informou que, nesses últimos anos, foram realizados muitos investimentos, e isso tem refletido na qualidade do atendimento. “Antigamente, ninguém podia passar pelos corredores que eles estavam lotados de macas, a emergência tinha muitos pacientes que não tinham o nosso perfil, além de várias ampliações que foram feitas para o melhor conforto e de profissionais e pacientes”.
Dr. Messias, ao finalizar sua fala, alertou que o grande desafio hoje, e para os próximos anos, é procurar estratégias que diminuam o número elevado de vítimas, decorrentes de acidentes de trânsito, principalmente motoqueiros.
SC 06.05.2010

HOSPITAIS SECUNDÁRIOS NÃO ESTÃO OCIOSOS,
AFIRMA MESSIAS BARBOSA

Durante o debate com os vereadores, o superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF), Messias Barbosa, foi indagado acerca da demanda de pacientes que não se adéquam ao perfil do hospital. Para ele, existe nas pessoas a cultura da busca pelo hospital, mas o IJF possui medidas para filtrar os casos.
Messias exemplificou que, no caso de fraturas, o paciente é atendido na unidade, estabilizado e encaminhado para um Frotinha ou Gonzaguinha, dando ao IJF “uma retaguarda muito boa”. Ele esclareceu que a maior resposta destas unidades é dada ao atendimento primário – e não ao terciário – e negou que estejam ociosos. De acordo com ele, cerca de 90% da capacidade desses hospitais está ocupada. “É para os Frotinhas e Gonzaguinhas que os pacientes do atendimento primário correm.”
Na ocasião, Messias aproveitou para desfazer o mal-entendido criado sobre sua declaração de que o Programa Saúde da Família (PSF) seria um fracasso. De acordo com ele, desde a ampliação do programa em Fortaleza, em 2006, a demanda para os hospitais secundários caiu em cerca de 750 mil atendimentos. “Esses pacientes estão indo para onde? Para o IJF não é.”
VERBA – De acordo com Messias Barbosa, o IJF possui uma verba de R$ 10,7 milhões. No entanto, seu custeio é de R$ 13,7 milhões. O déficit, segundo ele, é coberto pela Prefeitura. O superintendente revela que o “malabarismo” de manter o hospital com recursos insuficientes é o grande desafio dos gestores.
O vereador Walter Cavalcante (PHS) sugeriu que os representantes do IJF se façam mais presentes na Casa nos momentos de votação do orçamento do Município e disse que os vereadores podem contribuir com emendas parlamentares para reforçar a receita do hospital.

EN06/05/2010


SALMITO FILHO AGRADECE PRESTAÇÃO
DE CONTAS DE DIRETORES DO IJF

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (PT), que presidiu o debate com diretores do Instituto Dr. José Frota (IJF), destacou a importância do hospital para a Capital cearense. O parlamentar agradeceu a vinda dos gestores à Casa do Povo, realizando um debate franco e expondo de ações tomadas para a melhoria do atendimento na unidade de saúde.
Salmito evidenciou a necessidade de novos hospitais, enfatizando a construção dos Hospitais Regionais do Cariri e da Região Norte pelo Governo do Estado. Para o parlamentar, as novas unidades ajudarão a desafogar o IJF, que precisa ter mais “fôlego” no atendimento terciário.
O presidente ressaltou também o projeto de lei, de sua autoria, que garante aos chefes de equipe de plantão dos hospitais de Fortaleza a entrada gratuita em cinemas, teatro, shows, eventos culturais e esportivos. Salmito solicitou ao relator da matéria, vereador Acrísio Sena (PT), a conclusão do parecer junto à Comissão de Legislação. Para ele, este é um reconhecimento à categoria pelo serviço prestado à sociedade, além de amenizar o estresse que vive no exercício do trabalho.

AA 06/05/2010

PROJETO QUE PREVÊ ÁREAS DE LAZER PARA IDOSOS
É APROVADO NA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO

A Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Cidadania reuniu-se nesta quinta-feira, 6, na Câmara Municipal de Fortaleza, para mais um dia de trabalho na Casa. Durante a reunião, três Projetos de Indicação foram destacados pela presidente da Comissão, Eliane Novais (PSB).
O primeiro, de autoria do vereador Paulo Facó (PTdoB), institui o programa de literatura de cordel nas escolas do município. Outro, de iniciativa do vereador José do Carmo (PSL), requer a criação de uma área de lazer para idosos nas praças. Já o terceiro, apresentado pelo vereador Adail Júnior (PRP), cria o Disque Pedofilia.
A Comissão de Legislação, Justiça e Cidadania tem uma média de 100 matérias por semana para serem votadas. Uma demanda grande, mas que segundo a presidente da Comissão, Eliane Novais, é decorrente de uma produção permanente.
SC 06.05.2010


COMISSÃO CONJUNTA
REALIZA DEBATE SOBRE LDO

Na próxima terça-feira, 11, as Comissões de Orçamento e Legislação da Câmara Municipal de Fortaleza, em ação conjunta, realizam audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O debate acontece no plenário da Casa do Povo, a partir das 14h, e poderá contar com a presença do secretariado municipal e de lideranças comunitárias.
Para o presidente da Comissão Conjunta, vereador Walter Cavalcante (PHS), o objetivo é fazer uma audiência com a participação de todos, tendo em vista o que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele enfatiza ainda a relevância da apreciação da LDO, de onde saem as regras para a extração das metas e ações do Orçamento, já evidenciando o exercício de 2011.
AA 06/05/2010


--
Câmara Municipal de Fortaleza
Assessoria de Imprensa
+ 55 85 3444.8304
www.cmfor.ce.gov.br

Um comentário:

  1. Há um site que traz notícias sobre Vereadores e Câmaras. Eu me cadastrei e recebo notícias diárias o site é www.vereadores.net.

    ResponderExcluir