Coluna do blog

Protestos na Assembleia e o fim do TCM
A aprovação das contas 2007 da administração Luizianne Lins (PT) pelo placar de 3 a 2, foi um dos destaques nos pronunciamentos feitos na última sessão da Assembleia Legislativa. Extinção do tribunal, CPI do TCM e envio de todo o processo para o Ministério Público Estadual foram teses defendidas pelos deputados Fernando Hugo (PSDB), Edson Silva (PSB) e João Jaime (PSDB) respectivamente. Em pronunciamento, o líder tucano na Casa lamentou que o TCM tenha acatado “a apresentação de documentos fora do prazo” e que essas peças tenham sido utilizadas como argumento destacado na defesa da aprovação da matéria. “O que fizeram foi uma aprovação política e não técnica, por isso encaminharemos requerimento ao Ministério Público Estadual solicitando que investigue entre outros aspectos a apresentação de documentos questionáveis do IPM como também o valor repassado à Câmara Municipal de Fortaleza”, afirmou o tucano. O tucano lembra ainda: o artigo 29-a, da Constituição Federal, diz que o prefeito que repassar à Câmara Municipal percentual superior ao estabelecido na Carta Magna de 88, estará incorrendo em crime de responsabilidade. “Ela repassou R$ 300 mil a mais”, acentua o parlamentar. Já Edson Silva considerou o caso de “extrema gravidade” e defendeu a extinção do TCM, que não estaria cumprindo o papel de fiscalizar contas e defender interesses públicos. Fernando Hugo lamentou a atuação do conselheiro Luís Sérgio Gadelha, que tem filho trabalhando na Prefeitura e relembrou: “Em mandatos anteriores nesta Casa eu e o então deputado Chico Lopes, do PCdoB, havíamos sugerido já a extinção desse tribunal”.

Necessidades
Deputados federais da Frente Parlamentar da Saúde foram a Temporão. Mostraram, em documento, que a necessidade já é da ordem de R$6,5 bilhões reais. O Padre Zé mostrou ao Ministro principalmente o programa de Saúde da Família, em estado pré-falimentar.

Retaliação
O comando da Polícia Militar do Ceará está copiando ações do Secretário de Segurança ou cumprindo suas ordens. Mandou pro interior 28 policiais do Batalhão de Choque, por conta da greve.

• Santo do Mucuripe. Padre Zé Nilson morreu dia 14 passado, aos 88 anos de idade depois de mudar a vida na Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe. Perdi meu novo vigário. O Mucuripe perdeu seu santo e benfeitor.

• Dando entrevistas. A Justiça agora está dando entrevistas no lugar dos políticos. Um promotor do Icaraí deitou falação sobre as obras de contensão do avanço do mar. E disse que as obras começarão já. Tão logo o Governo Federal libere os recursos e etc. e tal. Então tá.

• Rock pauleira. A seletiva cearense para o megafestival alemão Wacken Open Air – o maior festival de heavy metal do mundo – acontecerá no cineteatro do Centro Cultural BNB-Fortaleza dentro do programa Rock-Cordel, no próximo sábado, de 14h às 20h, com entrada franca.

• Lei para desaparecidos. O super tucano Raimundo Gomes de Matos quer realizar anualmente uma semana voltada para ações e políticas que busquem solucionar o problema dos desaparecimentos no Brasil. Fez projeto de lei nesse sentido.

• Racismo puro. O Estado do Arizona conseguiu sair do anonimato em que se meteu desde a descoberta da água. O deserto virou um grande celeiro e sumiu. Agora, criou uma lei que trata latino como bandido. Esteve indocumentado vai preso sem perrreps.

• Racismo puro II. Isso está dando um baita bode aqui nos Estados Unidos. Neste final de semana houve manifestação no país inteiro para acabar com a estupidez. O país mostra que é contra mas, não se sabe até onde isso é verdade. Obama vai ter que meter a colher, ou ...

• Novidade pros americanos. Foi notícia de jornal, rádio e televisão aqui em N. Y. por isso estou repassando; o tal do doidim do Hugo Chavez está tuitando. O cara agora tem tuiter e etc. e coisa e tal.

• A grande notícia. Quando cheguei no feriado aqui a NY, a vida corria calma. Como havia mudado de hotel, saindo do eixo da Times Square para o Central Park, não notei o rebuliço. Ao ligar a tv, velho costume e o rádio ao mesmo tempo, mais antigo ainda, vi o rolo em que havia saído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário