Coluna do blog


Na pedra lascada
Ouvi atentamente aqui em NY, uma longa e proveitosa conversa sobre segurança pública. Especialista no setor, falou por um bom tempo sobre as câmeras que cidades como Londres e NY utilizam no dia-a-dia como forma de prevenção de ataques de bandidos de todos os quilates e especialidades. Ouvindo isso, fiquei assustado com a afirmação do mestre; não fora esses milhares de olhos perscrutando a vida de quem vive, anda ou passa por essas duas mega cidades, e o caos, em ambas já se teria estabelecido. A câmera, diz o cobra, que vem de organismos mundiais de segurança, tem conseguido fazer com que a vida nas cidades, pelo menos a vida da geléia geral, seja um pouco mais tranquila, enquanto os organismos como Policia de NY, FBI, CIA e outros que existem e a gente nem sonha, trabalham dia-e-noite na repressão e nos cuidados com as populações e os países. Espero poder contar nesta coluna pelo menos parte do que consegui compreender até ficar morrendo de inveja de não termos também um sistema assim. É caro, disse o moço, mas é algo que nos dá, a nós simples mortais, conforto para ir a vir e aos que fazem segurança, andarem na frente do terrorismo, do crime organizado, da maldade humana.

A frase: “Não há palavras e nem frases que possam nos manter seguros, há somente ações...”. Quem é do ramo pensa assim.

O sistema (Nota da foto)
São centenas, milhares de camaras como essas espalhadas pela Big Apple. Elas são capazes de ajudar no combate ao crime, organizado, ou não. Queira Deus ninguém venha depois dizer que isso está cheirando a Big Brothers.

Camera 1
Quem passa pelas ruas de NY, por exemplo, seja lá quem for, é fotografado e tem lá sua imagem guardada num cantinho de um programa especial.

Camera 2
Caso, Deus o livre, um dia o amigo cometer um delito, por menor que seja, e a Segurança por a mão em cima, aquela imagem vai ganhar nome e endereço.

Camara 3
A partir dali, cada vez que seu rosto for visto por qualquer outra câmera,que não aquela da primeira imagem pagã, irá automaticamente para aquele banco de dados onde já estão sua imagem e seu nome.

Camera 4
Se, por um acaso você um dia se encontrar com alguém que tenha sido flagrado e esteja nas mesmas condições que as suas, sua imagem será automaticamente ligada àquela segunda personagem.

Camera 5
Uma vez vistos juntos, dois infratores do sistema, toca uma campainha de alarme como que a insinuar o que é que aqueles dois fazem juntos.

Camera 6
Imediatamente agentes da segurança entram em campo para investigar o que os dois pretendem, o que faziam juntos, que interesses teriam ou terão em comum.

Camera 7
Isso é prevenção. Centenas de roubos, assaltos a atitudes suspeitas de terrorismo e crimes de um modo geral têm sido reprimidos por esse sistema aparentemente simples, mas complicado e efetivo.

Camera 8
Focado nesse assunto, o especialista afirma que não têm sido poucos os casos de crimes diversos são desvendados e outros tantos evitados pela simples observação do programa citado.

Camera 9
Não se está bisbilhotando a vida alheia, diz o profissional, mas prevenindo ações criminosas, como as que até no interior do Ceará (caso de Brejo Santo) registrou o brutal assassinato reconhecendo vítima e criminosos.

Camera 10
Então, de posse dessa informação, não consegui fugir à linhagem natural desta coluna para passa-la adiante. O sistema existe para prevenir, não é difícil chamar alguém para montar isso aqui. É caro, sim, mas eficaz para a vida e a paz das pessoas e dos próprios governos.

Camera 11
Quando Cid Gomes, então prefeito de Sobral se dispôs a administrar o município vendo, pela internet o que ocorria nos distritos e na sede, prestou mais um grande serviço ao povo. Trabalhar no sentido que escutei e aqui relato, não seria de todo difícil. O dinheiro jogado no Ronda ou noutros aparelhos talvez seja pouco para um programa de tal magnitude em Fortaleza, reconhecemos. A sensatez, entretanto não me permite guardar isso só pra minha rodada de rouge com os amigos mais queridos. Não tenho pudores na exposição da minha imagem, desde que seja para assegurar minha própria paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário