Para assegurar que as cidades cumpram o prazo estabelecido e o Brasil não corra o risco de ser excluído como sede da Copa do Mundo de 2014, o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Ubiratan Aguiar, convocou governadores e prefeitos das capitais subsedes dos jogos da Copa, além dos presidentes dos Tribunais de Contas dos Estados e Municípios, para uma reunião amanhã, em Brasília.
O ministro pretende apresentar o modelo de fiscalização das ações, que organizará o país para o campeonato.
O encontro busca garantir a celeridade do processo, que, na última semana, foi duramente criticado pelo secretário geral da Fifa, Jerome Valcke. Ele classificou como “impressionante” o atraso das obras para o Mundial.
Diante disso, Ubiratan Aguiar quer definir o cronograma de acompanhamento das obras para a reforma e construção dos estádios. Segundo ele, a reunião é uma ação preventiva, visando colocar todos os atores dentro do mesmo cenário - executores das obras, financiadores e fiscalizadores.
O ministro espera “desenhar” um cronograma físico e financeiro das obras necessárias para o torneio. “Nós, nesse encontro, vamos colocar todas as questões relacionadas à preparação das 12 capitais escolhidas para sediar os jogos da Copa de 2010”, promete Aguiar.
Segundo ele, também serão discutidas a aplicação dos recursos envolvendo financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal e a capacidade de endividamento dos estados e municípios, pois a execução é de responsabilidade das gestões estaduais e municipais que receberão o repasse.
Também foram convidados para a reunião de amanhã o ministro do planejamento, Paulo Bernardo; a ministra da Casa Civil, Erenice Guerra; o ministro da Controladoria Geral da União, Jorge Hage; e o ministro dos Esportes, Orlando Silva, além de representantes do BNDES e da Caixa Econômica.
SAIBA MAIS
Por meio de vistoria técnica e avaliação de cronograma de obras, o Comitê Organizador da Copa 2014 vai fiscalizar, até o dia 20 de maio, cada uma das 12 cidades escolhidas para sediar jogos do torneio. Conforme o calendário divulgado no site da Fifa, Fortaleza deve receber a comissão na próxima semana, dia 17.
Os dados das auditorias e acompanhamentos serão publicados na internet, e cada tribunal ficará responsável por publicar as informações sobre o andamento das execuções físicas e financeiras das obras em cada estado.
Penso eu - Definitivamente o Brasil está sendo governado pelos Tribunais. Na falta de político...
Nenhum comentário:
Postar um comentário