Contato

Juazeiro do Norte-CE Mobilização pelo aeroporto será sexta-feira


Demontier Tenório do Miséria
Empresários e dirigentes classistas agendaram para a próxima sexta-feira, dia 16, a realização de uma passeata em prol de melhorias para o Aeroporto Regional do Cariri. O cortejo sairá às 08h30min do cruzamento da Rua São Pedro com a Avenida Carlos Cruz. O convite é assinado pela CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Cariri Shopping Center, Sindilojas e Frente Municipalista de Prefeitos do Sul do Ceará, sendo extensivo a todos os caririenses.

No ano passado, o aeroporto de Juazeiro do Norte movimentou 247.835 passageiros ou 44,99% a mais do que os 170.820 passageiros movimentados em 2008. O que a população exige é a atenção devida por parte do Governo do estado ao aeroporto, importante ferramenta de logística que, se for interditada, causará grave prejuízo à economia cearense. Na verdade, a interdição está fora de cogitação, porém a demora nas melhorias emperra o crescimento do transporte aéreo no Cariri.

Desde novembro de 2008 que a Infraero espera do governador Cid Gomes a transferência definitiva do aeroporto do Juazeiro para a estatal federal poder realizar obras de reforma, ampliação e modernização. Essa é a grande preocupação o que ainda não impediu da terra de Padre Cícero ter o aeroporto que mais cresceu em movimento no Brasil. De 2003 até 2009, ele cresceu à taxa geométrica de 28% ao ano apesar da defasagem tecnológica da pista e do terminal de passageiros.

Somente em setembro do ano passado o crescimento foi da ordem de 100% em comparação com o ano anterior. Trata-se de um movimento que supera os aeroportos de Joinville, Boa Vista, Petrolina, Campina Grande, Parnaíba, e equipara-se em ordem de grandeza ao de capitais como Palmas, Macapá e Rio Branco. Com toda a limitação da pista, transporta mais carga doméstica do que Petrolina. Para esse ano um grande impulso tem sido a Série B do Campeonato Brasileiro com a delegação do Icasa indo e voltando quase toda semana ou recebendo grandes equipes do futebol nacional.

Enquanto a reforma definitiva não vem, surgem os paliativos como o investimento de R$ 2,8 milhões na instalação dos Módulos Operacionais com início previsto para agosto e término em dezembro. Os módulos terão ampliação para uma área de 1.089 m² com a instalação de estruturas metálicas. As reclamações dos passageiros em relação ao desconforto são constantes, por conta do aperto. Pelo menos a estação de passageiros já ganhou nova esteira e está sendo climatizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário