
Por Souto Filho
soutofilho@oestadoce.com.br
Devotos de todo o Ceará participaram da festa de Nossa Senhora Aparecida, ontem, na Igreja que leva o seu nome, no Montese. Cerca de 20 mil pessoas celebraram o dia da padroeira do Brasil, com uma programação composta por sete missas e uma procissão pelas ruas do bairro. Os fiéis lotaram a paróquia em uma demonstração de fé e devoção pela santa. As comemorações, que começaram no último dia 02 de outubro, tiveram o tema “Sob o olhar da Senhora Aparecida, caminhamos com Jesus”.
A pensionista Maria Nunes, 72, revelou que o dia é especial porque é um momento de alcançar muitas graças. Segundo ela, os principais pedidos são relacionados à proteção dos filhos. Maria revelou que a santa sempre atende suas preces e sente-se protegida “Se não nos valemos dela, não adianta nada termos fé em Deus”, salientou.
Por volta das 17h30, a multidão que assistia a missa voltou-se para os arredores da igreja para o início da procissão. Após colocarem a imagem da santa em uma caminhonete, os fiéis a seguiram cantando músicas de devoção e orando por saúde. A dona de casa Maria Conceição explicou que há cinco anos participa do evento religioso e, este ano, os pedidos são especiais.
“Meu marido está muito doente e, desta vez, espero que Nossa Senhora interceda pela sua saúde. Rezo para a santa todos os dias, mas tenho certeza que hoje [ontem] ela fará com que eu alcance a graça. Ele já melhorou bastante, porém ainda não está em condições de trabalhar. Se meu marido pudesse me acompanhar, tenho certeza que estaria aqui comigo também”, destacou Conceição.
GANHANDO OS JOVENS
Além das tradicionais beatas, muitos jovens estiveram presentes a festa em homenagem à santa. O padre Gabriel Brilhante, pároco da Igreja Nossa senhora Aparecida do Montese, explicou que é com grande alegria que os religiosos veem à adesão, cada vez maior, de jovens e adolescentes aos caminhos cristãos. Segundo ele, os jovens são o futuro da Nação e são eles também os responsáveis pelo futuro da religião.
“A gente costuma dizer que isso é uma grande graça de Deus. Quando a igreja sabe trabalhar o jovem, eles se interessam e participam. O ciclo é o mesmo. Os mais velhos vão morrendo e precisamos sempre formar mais jovens para a evangelização. No próximo dia 22 de dezembro, vamos ter 13 ordenações sacerdotais de pessoas que possuem de 23 a 25 anos. Isso é uma benção”, vibrou o padre.
APARIÇÃO MILAGROSA
O escritor Raimundo Ximenes explicou que a história de Nossa Senhora Aparecida começou no Brasil quando um grupo de três pescadores encontrou uma imagem dela no leito do rio Paraíba, em São Paulo, na segunda quinzena de outubro de 1717. A pesca não estava indo “nada bem”, quando um dos pescadores jogou a tarrafa e, para surpresa de todos, surgiu, do fundo do rio, o corpo da imagem da santa. Posteriormente, a cabeça da estatua também foi encontrada e, a partir daí, o milagre da multiplicação dos peixes foi observado.
“Não só para mim, como para todos os brasileiros que acreditam na mãe de Jesus, Nossa Senhora significa tudo. Maria [mãe de Jesus Cristo] quis aparecer no Brasil com a cor negra para homenagear os africanos que chegavam ao País através da escravidão. Além da pescaria milagrosa, a santa é responsável por muitos outros prodígios que nunca foram revelados”, destacou Ximenes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário