Veja também no Jornal O Estado
PV cearense tende a apoiar Dilma
DEPOIMENTO - Cid Ferreira Gomes - Governador do Estado do Ceará
DEPOIMENTO - Deputado federal José Airton Cirilo (PT/CE)
Cid x Lins - Petistas negam rusga
Aborto: PT divulga nota de repúdio contra Aldo Pagotto
Presente ao encontro petista na manhã de ontem, o presidente da Câmara Municipal, vereador Salmito Filho (PT), voltou a ser questionado sobre as negociações, visando a disputa pela presidência da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2011/2012.
Adotando um discurso mais moderado, Salmito afirmou que, no momento, o assunto ainda não é pauta de prioridade. Segundo ele, a atual preocupação é eleger a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Porém, nos bastidores, a temática sugere outros nomes para disputa, inclusive o do vereador Acrísio Sena (PT), o nome defendido pela prefeita Luizianne Lins.
Na última semana, Salmito surpreendeu ao dizer: “eu não quero ser o candidato da prefeita. Eu não quero ser o candidato da Prefeitura. Quero ser o candidato dos vereadores”. Ao ser questionado se o PT ficará, novamente, contra sua candidatura, Salmito afirmou esperar que “não”. Ele adiantou que anseia conversar com lideranças do PT e, neste diálogo, apresentar suas propostas.
Salmito defende a tese que a relação do legislativo com o Executivo deve ser harmônica, mas também autônoma. Por isso, afirmou que quem vota são os vereadores, por ser uma eleição para mesa diretora do Legislativo, por isso as discussões deve ser voltada para os parlamentares.
Quem também vem defendendo esta tese é o vereador Acrísio Sena (PT). Nos bastidores, ventilasse a possibilidade do petista entrar na disputa contra seu correligionário. No entanto, Acrísio nega que seja candidato. Para ele, ainda há tempo para ser discutido o tema. Agora, segundo o vereador, sua maior preocupação é eleger Dilma Rousseff.
Já a prefeita Luizianne Lins, por sua vez, dá sinais de que não conversará tão cedo sobre sucessão da futura mesa diretora da Câmara Municipal. Assim como todos, ela vem reiterando que a prioridade, neste momento, é a campanha presidencial de segundo turno envolvendo a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) e o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB). O pleito da Câmara ocorre só no dia 15 de dezembro, ou seja, muito depois da definição do nome do próximo presidente da República.
Nenhum comentário:
Postar um comentário