Americanos vão às urnas em eleições legislativas


Os americanos irao às urnas nesta terça-feira nas eleições de meio de mandato. Estão em jogo as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes (Deputados), 37 das cem vagas do Senado, além do governo de 37 dos 50 Estados. Alguns Estados também elegem funcionários - como procurador-geral - e algumas cidades escolhem novos prefeitos. Além disso, em 36 estados os eleitores poderão votar também em 155 referendos. Os temas variam de legalização da maconha, na Califórnia, a baixar impostos de propriedades, em Indiana, e derrubar uma nova taxa sobre refrigerante em Washington.

O controle do poder legislativo está em jogo. Uma vitória do opositor Partido Republicano nas duas casas levaria o presidente Barack Obama, do Partido Democrata, a depender dos rivais para seus principais projetos, e pode empacar reformas. Isso aconteceu, por exemplo, em 1994, no governo do democrata Bill Clinton. Já uma vitória democrata fortalece o governo e pode ajudar na candidatura de Obama para a reeleição, em 2012. Os democratas tiveram o controle das duas casas - Câmara e Senado - pela maior parte dos últimos 62 anos.

O partido que detém a Presidência tende a perder governos estaduais e assentos no Congresso nas eleições de meio de mandato. Além disso, o déficit de orçamento e a crise econômica forçaram alguns Estados a cortar serviços ou elevar impostos, enfurecendo os eleitores.

Estimulados pela insatisfação do eleitor com Obama e a crise econômica, os republicanos estão prestes a assumir o controle da Câmara dos Representantes e possivelmente do Senado, indicam as pesquisas. Almejam também conquistar mais seis ou sete governos estaduais. A extensão da vitória dependerá de que partido levará seus simpatizantes a votar, já que o voto não é obrigatório. Os democratas - incluindo Obama e a primeira-dama, Michelle - têm promovido um grande esforço para contrabalançar o que as pesquisas indicam como uma clara vantagem dos republicanos.

IMPACTO POR UMA DÉCADA
Os republicanos também parecem direcionados a grandes ganhos nas corridas pelos governos estaduais. Essas decisões têm um grande peso, pois podem redefinir o cenário político dos Estados Unidos por uma década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário