Vantagem da petista no NE causa protestos na internet

A etiqueta #orgulhodesernordestino foi assunto mais comentado do Twitter no Brasil na tarde de ontem, depois da divulgação da vitória de Dilma Rousseff (PT) para a Presidência da República. Dos 12 milhões de votos de vantagem que a petista teve sobre seu adversário, José Serra (PSDB), em todo o Brasil, 10,7 milhões foram conquistados nos estados nordestinos.

A vantagem de Dilma na região, que garantiu sua vitória, foi alvo de declarações contra os nordestinos no Twitter por parte de eleitores de Serra desde a divulgação dos resultados. Alguns usuários da rede de microblogs defenderam até que os nordestinos perdessem seu direito de voto e sugeriram que eles teriam seus votos comprados pelos programas de transferência de renda do governo Lula.

As declarações de ataque aos nordestinos se tornaram alvo de protesto no Twitter, o que levou a etiqueta #orgulhodesernordestino para os Trending Topics (lista com os assuntos mais comentados) do Brasil e do mundo. “Quantos nordestinos não largaram suas famílias para trabalhar em São Paulo e em todo o Sudeste? Somos trabalhadores e honrados”, afirmou o usuário do Twitter Ednaldo Fonseca.

E O TIRIRICA?
Outros ironizaram que o palhaço Tiririca, deputado federal mais votado do Brasil, foi eleito em São Paulo. “Desculpa, mas Tiririca disse: ‘Não me candidatei no Nordeste, porque lá não tem abestado’”, muitos escreveram.

Alguns lembraram a aprovação recorde ao governo do presidente Lula, pernambucano. “Um nordestino ficou no poder por 8 anos e teve uma aprovação de mais de 83%. Acho que não foi aprovado só pelo Nordeste”, escreveu Mateus Pordeus.

Os protestos ganharam adesão de brasileiros nascidos em outras regiões. “Sou do Sul e digo não ao preconceito”, escreveu Aline Leão. “Nós, que apostamos na verdade, temos mais uma missão. Eliminar a intolerância. Ensinar a fazer política sem ódio”, declarou Zé Luiz Teixeira.

Twiteiros lembraram que, mesmo sem o Nordeste, Dilma teria sido eleita com vantagem de mais de dois milhões de votos. “O Rio de Janeiro, sozinho, anulou a vantagem de Serra em São Paulo. Mesmo sem votos do Nordeste, Dilma ganharia com dois milhões de frente”, lembrou Eriton de Morais. Serra venceu em São Paulo com 54,05% contra 45,95% de Dilma. (da Política Real)

CEARÁ DEU 77% DOS VOTOS
Sem Marina Silva (PV) na disputa, a vitória de Dilma Rousseff sobre José Serra no segundo turno foi calcada numa maioria acachapante no Nordeste, e em sólida votação obtida em Minas Gerais, segundo colégio eleitoral do país e reduto do tucano Aécio Neves, eleito senador.

A petista derrotou o tucano em todos os Estados do Nordeste e teve 10,7 milhões de votos a mais do que seu adversário na região (com 99,9% das urnas apuradas). A vantagem de Dilma no aís foi de 12 milhões de votos.

No Nordeste, a petista conquistou 70% dos votos, ante 30% de Serra. Nos três maiores colégios nordestinos --Bahia (70,8%), Pernambuco (75,6%) e Ceará (77,3%)-- ela obteve vitória com mais de 70% dos votos válidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário