Esperança - Cidadãos confiantes

Por Francisco José
Da Redação do Jornal O Estado

Boa parte da população de Fortaleza espera que o governo de Dilma Rousseff (PT) dê continuidade às ações e programas da gestão do presidente Lula. No dia seguinte ao pleito eleitoral do segundo turno, a maioria das pessoas na Praça do Ferreira, no centro da cidade, não escondia a alegria em ter uma mulher à frente do Poder Executivo Federal e a expectativa por um governo melhor.

O técnico em eletrônica Anísio Pessoa considera que as mulheres são mais honestas do que os homens quando estão no poder. “Espero que Dilma continue o que o Lula fez. Agora, é preciso investir na melhoria da segurança pública. É necessária uma parceria com os estados para coibir a violência”, defende.
A estudante Juliana Lucas tem a mesma expectativa, que o novo governo continue os projetos do atual. Além disso, considera que o apoio do presidente Lula foi decisivo para a vitória da candidata do PT. “Foi uma votação expressiva para Dilma Rousseff, que deve cumprir a promessa de diminuir a pobreza e as desigualdades sociais”.

Outros, apesar de favoráveis à nova presidente, veem com ceticismo a vitória da ex-ministra da Casa Civil. “Achei a eleição de Dilma um fato muito bom, mas resta saber se vão deixar ela fazer seu trabalho sem interferências. Ela deve sair da sombra do Lula e caminhar com as próprias pernas, continuando as boas ações e melhorando o que não estiver funcionando. Torço para que dê tudo certo para o nosso país”, afirma a auxiliar de enfermagem Miriam Bezerra.

Já a aposentada Aleticiana Targino declarou que está decepcionada com algumas ações do PT ao longo da campanha. “Não é admirável que o presidente, no comando do governo, se entregue a uma campanha eleitoral. A máquina administrativa foi utilizada para eleger Dilma. A maior vergonha, que tive ainda no domingo, foi ver que integrantes do esquema vergonhoso do mensalão podem voltar”, reforça.

Dilma Rousseff foi eleita em segundo turno com 55,99% dos votos válidos, o que equivale a 55.354.520 votos. José Serra (PSDB), candidato derrotado, obteve 44,01%, ou 43.514.344 votos. A abstenção foi de 21,44%. Entre os eleitores, 2,31% votaram em branco e 4,40% anularam o voto. No Ceará, Dilma foi eleita com mais de 77% dos votos válidos, contra 22% do candidato tucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário