BOLETIM DA CAMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA

EMPOSSADA NOVA MESA DIRETORA
DA CÂMARA MUNICIPAL

No primeiro dia de 2011, autoridades e população prestigiaram a posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, eleita para os próximos dois anos. Em seu primeiro discurso como presidente, o vereador Acrísio Sena (PT) reafirmou o compromisso de trabalhar “com o espírito imbuído na união dos 40 vereadores”
Também tomaram posse os vereadores Adail Júnior (PRP), 1º Vice-presidente; Carlos Mesquita (PMDB), 2º Vice-presidente; Luciram Girão (PSL), 1º Secretário; Cassimiro Neto (PP), 2º Secretário e Antônio Henrique (PTN), 3º Secretário
“É com este espírito que começamos a trabalhar: de respeito à natureza plural da Casa, à natureza ideológica, às referências partidárias distintas e de lateralidade. Minha missão é saber trabalhar esse caldo de cultura, esse conjunto de homens e mulheres eleitos para trabalhar em prol da população”, declarou, após citar o nome de cada um dos vereadores e manifestar seu agradecimento.
Ao iniciar seu discurso, Acrísio não deixou de parabenizar a Mesa Diretora anterior, que foi presidida pelo vereador Salmito Filho (PT). “Aprendi muito com todos os membros da Mesa anterior e, com certeza, vou me espelhar no trabalho de cada um e precisar da ajuda, das orientações e da parceria deles.”
Para Acrísio, assumir a presidência da quinta Câmara Municipal do País – conforme enfatizou – é um grande desafio, especialmente para um vereador de primeiro mandato. “Vocês me delegaram esse momento, digo que qualquer homem ou mulher formado na luta do povo, na história do movimento social, tem capacidade de assumir qualquer desafio que lhe é imposto.”
O presidente também ressaltou os compromissos constantes de sua plataforma de campanha, destacando a intenção de trabalhar por uma Câmara autônoma e harmoniosa com o Poder Executivo, pela valorização dos servidores da Casa e pela potencialização das comissões técnicas. Outra intenção da nova Mesa Diretora é levar a Câmara para os bairros da cidade.
Após a sessão de posse, Acrísio Sena e os membros da Mesa Diretora participaram de um momento mais informal no auditório Ademar Arruda. De lá, pessoas que não conseguiram espaço na Galeria do Povo Dom Hélder Câmara assistiram a sessão e, depois, foram saudadas pelos vereadores. “Divido esse momento com meu povo, que assegura a realização desse trabalho. Divido essa vitória com vocês”, disse Acrísio entre aplausos.
EN01/01/2011


ENTIDADES E POPULARES PRESTIGIAM SOLENIDADE
A sessão solene de posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, hoje, 1º, foi marcada pela presença de populares, na galeria Dom Hélder Câmara, e representantes de entidades da sociedade civil, no auditório Vereador Ademar Arruda. A prefeita Luizianne Lins e secretários municipais também prestigiaram o ato.
Presidente eleito, Acrísio Sena foi o primeiro membro da Mesa a chegar. Além de atender os pedidos de entrevistas para jornais e emissoras de rádio e TV, ele fez questão de cumprimentar os colegas vereadores e convidados. O vereador, no auditório da Câmara, garantiu para as entidades que colocará o Legislativo de Fortaleza mais próximo da população.
Aguardando a presença da prefeita Luizianne Lins, o Cerimonial foi orientado por Acrísio Sena a não iniciar a solenidade. Enquanto isso, o vereador levou sua filha Bárbara até sua bancada e explicou aspectos dos processos de oração e votação na Casa. A menina foi apresentada ao vereador Valdeck Vasconcelos (PTB) e outros parlamentares. Valdeck esteve afastado da Câmara depois de sofrer um infarto.
O deputado estadual Artur Bruno (PT), deputado federal diplomado, representou a Assembleia Legislativa do Ceará. Presente ainda o presidente da União dos Vereadores do Ceará, Deuzinho Filho. O procurador Geral do Município, Martônio Mont'Alverne, a ser anunciado como representante da prefeita, mas antes do final da sessão Luizianne entrou no plenário da Casa.
A sessão foi presidida pelo vereador Iraguassú Teixeira (PDT), que chamou nominalmente todos os membros da Mesa Diretora para assinar o livro de posse. Além do Hino de Fortaleza, Acrísio Sena fez questão de encerrar a sessão com a oração do Pai Nosso.
IS: 01.01.2010

NOVOS DIRIGENTES FALAM DE PROJETOS
PARA O BIÊNIO 2011/2012

Trabalho e determinação foram as palavras mais citadas pelos novos membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, hoje, 1°, durante a posse gestão do Legislativo, composta pelos vereadores Acrísio Sena (PT), Presidente; Adail Júnior (PRP), 1º Vice-presidente; Carlos Mesquita (PMDB), 2º Vice-presidente; Luciram Girão (PSL), 1º Secretário; Cassimiro Neto (PP), 2º Secretário e Antônio Henrique (PTN), 3º Secretário, Os novos dirigentes ressaltaram os desafios e suas expectativas para o biênio 2011/2012.
Vereador de primeiro mandato, Adail Júnior é o novo 1° Vice-presidente da Câmara, e essa aparente inexperiência é citada como um dos desafios pelo parlamentar, que afirma não entender totalmente como funciona o administrativo do Parlamento Municipal. “O maior desafio é aprender como funciona a Casa. Mas a expectativa é enorme, e hoje fico feliz, com a certeza de que vou trabalhar bastante e com muita determinação”, assegurou.
O 2º Vice-presidente, vereador Carlos Mesquita, disse que vai lutar para que a TV Fortaleza seja aberta, e que a Casa Legislativa se aproxime cada vez mais do povo. “Além de restabelecer a tribuna livre, a voz da sociedade, vamos lutar para levar a Câmara para os bairros, aproximando o Legislativo do povo, resolvendo em loco os problemas do bairro”, afirmou Mesquita.
O 1º Secretário, vereador Luciram Girão, lembrou que já passou quatro anos na Mesa Diretora, também como primeiro secretário, e que agora retorna com a mesma força de vontade. “Vou retornar as atividades com muito prazer, com muita força de vontade para trabalhar em beneficio do povo de Fortaleza, juntamente com a Prefeita Luizianne Lins”, disse.
O vereador Cassimiro Neto, 2º Secretário, espera continuar desenvolvendo um bom trabalho nas Comissões Técnicas da Casa. “Estou na Mesa pra somar, e espero que todos nós possamos continuar o trabalho que o presidente Salmito realizou nesses últimos dois anos, com transparência, prestigiando os servidores e os funcionários.
O 3º Secretário, vereador Antônio Henrique,assegurou que nos próximos dois anos será de muita contribuição. “A Câmara já vem há anos crescendo, e essa nova mesa vai contribuir na continuidade do trabalho para que o fortalezense e os servidores dessa Casa possam realmente se sentir acolhidos.
SC01.01.2011


LUIZIANNE LINS ENALTECE BOA RELAÇÃO
COM O PODER LEGISLATIVO

Na solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza para o biênio 2011-2012 neste sábado, 1º, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins enfatizou a parceria que encontrou no Poder Legislativo ao longo de seu mandato. Ela citou as gestões dos ex-presidentes Tin Gomes (PHS) e Salmito Filho (PT), destacando a autonomia da Câmara em relação ao Poder Executivo. “Nunca tive qualquer grau de interferência na Câmara, porque os Poderes são independentes, fazendo o que é melhor para a cidade”.
Luizianne Lins ressaltou o papel da oposição, evidenciando a necessidade de se fazer um debate qualificado, e saudou o novo presidente da Câmara, vereador Acrísio Sena (PT), evidenciando a trajetória de luta do companheiro de partido. “Nós seremos parceiros de sonhos e de luta na construção dessa sociedade socialista, de igualdade social, de acesso a oportunidade e da busca da felicidade”, colocou.
Ela falou dos desafios na administração de uma cidade que desponta no cenário nacional com a quarta maior em concentração de renda, pedindo a ajuda de todos na construção de uma política para a maioria. “Tem muita coisa pra ser feita, mas são inquestionáveis os avanços na saúde, transporte público e habitação popular”, apontou Luizianne, reafirmando o compromisso de melhorar o serviço público na Capital.
AA 01.01.2010

PRESIDENTE DIZ QUE O DEBATE DE IDEIAS MARCARÁ
OS PRÓXIMOS DOIS ANOS NA CMF

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT), disse que, na nova missão como presidente da 5ª Câmara Municipal do País, vai buscar o diálogo com os 40 vereadores. Defendeu a parceria, harmonia e independência entre os poderes. “Esses dois próximos anos serão de muito trabalho e um momento muito rico para o debate de ideias. Por isso, contamos com a participação de todos vereadores, independente de sua posição política ou ideológica, para que essa Câmara continue nesse processo de transparência e de integração com a população da cidade”, observou.
Após a solenidade de posse da nova Mesa Diretora ocorrida no plenário Fausto Arruda, o presidente Acrísio Sena se deslocou para o auditório Ademar Arruda, onde estavam presentes representantes das comunidades de Fortaleza. Aplaudido de pé, Acrísio agradeceu a presença de todos. “Sou grato ao povo da caminhada, ao povo do dia-a-dia, ao povo que me deu esse mandato e por isso quero dividir esse momento com vocês. Serão dois anos de muitos desafios e por isso queremos contar com o apoio popular para quando estivermos nas sessões itinerantes nos bairros possamos ter sempre um diálogo amplo e aberto”, destacou.
Asseverou que a hora agora é de partir para frente, “tenho dito, a fase da eleição está superada, a última foi a eleição dessa nova mesa. Agora vamos trabalhar juntos com todos os vereadores, independente da sua natureza ideológica. Com o espírito fraterno,aberto e democrático é que assumimos essa nova fase”, frisou o presidente, ao apresentar o novo diretor geral da Casa, Paulo Rolim e o novo chefe de Gabinete, Carlos Marques.
SUBSÍDIOS - ao ser indagado sobre a polêmica do reajuste de 61,3% dos vencimentos dos vereadores, que no entendimento do Ministério Público do Estado do Ceará (MPE) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), é inconstitucional, Acrísio Sena disse que vai acatar a decisão da Justiça.
“Solicitamos à nossa assessoria jurídica que dê um parecer sobre o assunto para que tenhamos um posicionamento oficial. Quero dizer que nosso mandato não vai ter início com impasse, mas com um procedimento em busca da definição. Segundo Acrísio, já foram feitas consultas à Procuradoria Geral do Município e ao próprio Tribunal de Contas dos Municípios para clarear a decisão do Poder com relação ao reajuste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário