Copa e Pesca - Secretarias são cabides de emprego, diz Férrer



Por Bruno Pontes
da Redação do Jornal O Estado

A Assembleia Legislativa aprovou ontem a criação das secretarias da Copa 2014 e da Pesca e Aquicultura, que serão chefiadas por Ferruccio Feitosa (PSB), ex-Esporte, e pelo deputado federal Flávio Bezerra (PRB), respectivamente. Somente o deputado Heitor Férrer (PDT) votou contra as duas matérias. Ele julga que as pastas são desnecessárias, acreditando que suas atribuições poderiam ser cumpridas por secretarias outras, tendo sido idealizadas apenas para servir de “cabide de emprego” aos muitos aliados do governador Cid Gomes (PSB).

“Copa de futebol é esporte. Ela poderia ser da competência da Secretaria do Esporte ou da Infratestrutura. Não há necessidade de criar uma secretaria nova para onerar o Estado do Ceará em R$ 59 milhões. Daqui a pouco vão criar a secretaria do arroz, do feijão”, disse Férrer, antes de a matéria ir à votação. Já as questões relativas à Pesca, na avaliação do pedetista, poderiam ser incorporadas à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, do ex-líder do governo, Nelson Martins (PT). “Essas secretarias da Copa e da Pesca serão criadas para acomodar a larga base de sustenção política ao governo. Não tem outro sentido”. Em resposta, o deputado Carlomano Marques (PMDB) afirmou que “comparar a Secretaria da Copa a um cabide de emprego, se não partisse de onde partiu, poderia passar como charlatanismo. Não podemos fazer esse tipo de acusação”.

O tucano Fernando Hugo concordou com a tese de que os projetos referentes ao campeonato de 2014 bem poderiam ser tocados pelo seu correligionário Gony Arruda, transformado em titular do Esporte. “Não vejo cabimento na Secretaria Especial da Copa. O que estão fazendo em outros estados que sediarão jogos é criar um gabinete atrelado à Secretaria do Esporte”.

A opinião não encontrou endosso no deputado Osmar Baquit (PSDB), um dos que mais têm elogiado a iniciativa do governador. “Nesse momento o governador Cid Gomes faz um gol de placa ao criar uma secretaria específica para a Copa de 2014. É tão importante esse investimento que se faz necessária a criação de uma pasta específica”. Para o petista Dedé Teixeira, Cid teve uma “visão global do mundo” ao propor a secretaria da Copa. “Nós temos sim que louvar a atitude do governador”. Apontado como uma das opções iniciais de Cid para a Pesca, Dedé disse que o governador trouxe felicidade às “milhares de pessoas envolvidas direta e indiretamente na cadeia produtiva da atividade no Ceará”.

OUTRAS MATÉRIAS
Além das duas novas secretarias, foram aprovadas a criação de um órgão a fim de apurar irregularidades e aplicar sanções cabíveis aos militares do Estado, e a revisão geral da remuneração dos servidores públicos civis do Executivo, dos militares estaduais e dos titulares de cargos comissionados e funções de confiança em índice único e geral, no percentual de 5%. Os deputados também aprovaram projetos de lei, de autoria da Mesa Diretora, que tratam sobre a remuneração do chefe do Executivo e dos servidores do Legislativo. A Assembléia deu aval ainda a três mensagens de propostas de emenda constitucional, no sentido de acelerar os processos de aposentadoria, pensão, reserva e reforma dos militares.

Penso eu - COmo este blog antecipou da conversa que presenciou entre Heitor Férrer e alguns governistas, Heitor apresentou suas propostas e votou contra. Aí, como previsto aqui, a coisa terminou mais cedo. Afinal de contas a convocação era de grátis. 0800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário