Câmara - Vereadores aprovam o novo Regimento Interno

Novamente, a votação do novo Regimento Interno da Câmara Municipal de Fortaleza causou desentendimento entre os vereadores. Apesar da aprovação por unanimidade, teve vereador que afirmou ter ficado surpreso com a agilidade do processo. Inicialmente, o presidente da Casa, Acrísio Sena (PT), afirmou que o projeto em discussão não sofreu nenhuma alteração. Isso porque, na sessão de quarta-feira, alguns vereadores afirmaram que o texto a ser aprovado estava diferente do anterior aprovado pela comissão especial.

Por sua vez, o petista solicitou ao presidente da comissão, José do Carmo, para fazer algumas ponderações. Ele esclareceu que todas as alterações sugeridas pelos vereadores, e enviadas à comissão foram discutidas e analisadas. Portanto, o documento é o mesmo enviado pelo colegiado. E confirmou ainda o acordo firmado para que o projeto fosse aprovado e, posteriormente, emendado caso necessário.

Porém, o ex-presidente Salmito Filho (PT) realizou certas ponderações, o que levou José do Carmo a pedir a não aprovação do Regimento naquele momento. E, assim apresentar em seguida um substitutivo. De início, a sugestão acabou sendo acatada por Acrísio.

Surpresa
O projeto, por sua vez, foi levado à aprovação, apesar do pedido de José do Carmo. Ao final, o vereador disse ter ficado “surpreso”, pois entendeu que estava em votação sua sugestão. “Fui pego de surpresa. Porque achei que estava sendo votado minha proposta”, salientou o parlamentar, ressaltando que seria mais prático ter continuado os trabalhos para o Regimento não se tornar “ uma colcha de retalhos”.
Já Acrísio justificou que adotou o mesmo critério da Mesa Diretora anterior. E lembrou que, no ano passado, por causa do acordo realizado pelo Colégio de Líderes retirou a criação de uma nova comissão – de Ciência e Tecnologia da pauta de discussão.

Ele disse ainda que “depois das ponderações, entendi que votaríamos. Não entendi que era para submeter o contrário”. Segundo ele, não há justificativa para protelar a votação. Logo porque o acordo firmado era aprovar e, em seguida, entrar com novas emendas.

Novas propostas
Com as novas emendas a serem apresentadas, os vereadores pretendem regularizar a veiculação de vídeos, imagens e depoimentos nas sessões plenárias, além da criação da comissão de Ciência e Tecnologia, dentre outras propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário