
O futuro como antes
Não tem futuro a democracia no Ceará e nada deve mudar depois da derrota do senador Tasso nas urnas. O PSDB continuará sendo o mesmo partido nascido e criado na bonança sem disposição e coragem para fazer oposição. Tendem os políticos solidários com o senador, a considerar que a sua derrota eleitoral não deve anular a disposição de permanecer na vida pública deixando inteiramente livre o governador Cid Gomes. O ex-senador, para decepção dos defensores dessa tese, estaria receptivo à mediação de um influente magistrado, seu amigo pessoal e também do governador, para reintegrar o seu partido à governabilidade. Que governabilidade? A que tinha, e foi vergonhosamente defenestrado? Há notícia de que o ministro do STJ, César Ásfor, estaria promovendo gestões a favor de uma pacificação para evitar a erosão do sistema. Qual o sistema? O dos conchaveiros de plantão? Não é atribuição própria de magistrado promover gestões político-partidárias à revelia do mandamento das urnas, para proporcionar o bem-estar de amigos. O senhor Tasso deve assumir o papel que lhe foi outorgado pelo eleitor acreditando nas suas propostas. Essa ação diplomática, por mais bem intencionada que seja, é ótima para o governador e humilhante para quem foi alijado do mandato senatorial. O Ceará necessita de lideranças que exerçam o contraditório para impedir a instalação de um regime ditatorial que está se desenhando com a rendição do PSDB, único partido capaz de se contrapor ao “statu quo”. Se o PSB de Cid fechar tudo hoje aniquilando os contrários, matará o equilíbrio. O inimigo comum será o totalitarismo, e o ponto de fusão, a incapacidade do povo traído pelos seus representantes voltados para a defesa dos seus interesses.
Visita
Em sua primeira viagem ao Ceará depois de eleito presidente da CCJ, o senador Eunício Oliveira irá hoje à AL, conversar com o presidente Roberto Cláudio e visitar o sobrinho Daniel Oliveira, semente que plantou no Legislativo estadual para ver se nasce.
• Linha-dura.
Angústia e tensão entre os funcionários da AL, com o novo presidente que ameaça implantar regime linha- dura, reduzindo em 30% o total de servidores da casa. Gente morando no exterior recebia salários rigorosamente em dia.
• Missão difícil.
O PSDB guarda em seu interior o “karma” do fisiologismo, do qual ninguém se afasta. Empenhado em alinhar a sigla na oposição, o líder Moésio Loiola está preocupado. Os pares aceitam a idéia, mas se encolhem na hora de agir.
• Lirismo.
Ainda sobre o PSDB, os insurretos às suas diretrizes continuam dormindo tranquilos rezando na cartilha do governador. Há quem afirme que nada acontecerá a eles por conta do caráter lírico das suas principais lideranças. A alma e o espírito dos tucanos se conflitam
• Desconfiança.
Para o jornalista Ricardo Boechat, é preciso repudiar qualquer comunicador ou professor de comunicação que aprove, mesmo em parte o controle da imprensa.
• Importante.
O senador cearense José Pimentel (PMDB-CE), destacou, no Senado, a recriação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Micro e Pequena Empresa.
• Empregadoras. Lembra o representante cearense, que são as micro e pequenas empresas, as maiores empregadoras do país, superou de longe as gigantes empresas.
• Cobrança.
Na AL, o deputado Manuel Duca (PRB), cobrou recursos urgentes do Ministério da Integração Nacional, para o perímetro irrigado do Baixo Acaraú.
• Sem uso.
Segundo Duca, dos 8 mil hectares irrigados daquela região, apenas 2.560 hectares (32%) estão sendo utilizados, com enormes perdas para a economia dos municípios da área.
• É com eles.
O PT celebra 31 anos, com uma certeza: não será o governo “mão fechada” de Dilma Rousseff que pagar á sua dívida, que soma R$ 51,6 milhões.
• Embora...
...desse montante R$ 26,7 milhões sejam relacionados com os gastos para eleger a presidente, não foi ela, mas os petistas que promoveram a gastança.
• Rompimento.
O deputado Ely Aguiar (PSDC) defende que o governador Cid rompa as barreiras da burocracia do Ministério da Integração, para a liberação de recursos destinados à reconstrução de Crato.
fernandomaia@oestadoce.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário