Hospital filantrópico de Ipu fecha por falta de convênio

Postado por Iguatu Noticias
Hospital filantrópico da cidade Ipu fecha por falta de convênio. A decisão partiu da direção do hospital, depois de tentar por diversas vezes a renovação do contrato com a Secretaria de Saúde do Município.

O Hospital Dr. Francisco Araújo é polo regional, responsável pelo atendimento dos pacientes das cidades Ipu, Pires Ferreira, Varjota, Hidrolândia e Reriutaba, que representa uma população estimada em 110 mil habitantes. Recebia recursos dos Governos Federal e do Estado, no valor de aproximadamente R$ 179 mil.

Repasse atrasado
Segundo a direção da unidade, desde agosto do ano passado, que o repasse sofre atraso. "Fomos obrigados a entrar na Justiça para rever as parcelas em atraso. Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi firmado em dezembro, o que obrigou o Município a fazer o repasse do dinheiro retido", disse o médico Luiz Gonzaga Timbó Correia, qu e trabalha no hospital. Segundo Luiz Gonzaga, por conta do atraso, alguns profissionais de Medicina já pediram desligamento do quadro de funcionário do hospital.

"Sete médicos já pediram desligamento. Reconquistar a confiança desses profissionais será muito difícil, caso a situação se normalize", disse ele.

A cidade mantém em funcionamento outro hospital para atender os pacientes do Município. Mas, segundo relatório da Coordenadoria de Regulação, Auditoria, Avaliação e Controle (Corac), da Secretária de Saúde do Estado (Sesa), esta outra unidade, o Hospital Municipal Dr. José Evangelista, não dispõe de equipe médica e enfermagem para funcionar 24 horas como estabelece o conceito de hospital pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Contratação
Em nota, o Corac esclarece que os sete médicos da unidade são clínico geral e também trabalham do PSF do Município. Esclarece a nota que um deles é também diretor clínico da unidade. "Estamos tentando a contratação de mais profissionais para que a população tenha um atendimento médico-hospitalar de acordo com a sua necessidade", afirma o secretário de Saúde do Município, Luís Carlos do Nascimento. Ele explica que o quadro poderá passar por modificação a partir de hoje.

"Uma nova audiência está marcada para as 10 horas de amanhã (hoje), em Fortaleza, onde estaremos tratando desse assunto. O Estado já sinalizou a possibilidade de manter o convênio com o Hospital Dr. Francisco Araújo, e acredito que o prefeito Sávio Pontes deverá fazer o mesmo", disse Luís Carlos.

Segundo a diretora do hospital filantrópico, Ana Maria Medeiros, até o mês passado a unidade mantinha na equipe médica dois cirurgiões gerais, um pediatra com dedicação exclusiva, sete clínicos, sete obstetras, dois anestesistas e uma equipe de enfer magem para cobertura assistencial 24 horas.

Dispõe de centro cirúrgico equipado e em pleno funcionamento e outros serviços. Todos constatados pelo Núcleo de Auditoria e Gestão do SUS e do Corac, que informaram, por meio de relatório, que o hospital dispõe de laboratório de análises clínicas, ultrassonografia, eletrocardiograma e endoscopia, e equipamentos indispensáveis no atendimento médico de urgência e emergência. Têm condições de se manter aberto, desde que tenha recursos.

Repasse
179 mil reais era o valor que o Hospital de Ipu recebia dos Governos Federal e do Estado. Porém, segundo a direção da unidade, desde agosto do ano passado que o repasse sofre atraso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário