Copa 2014 - AL instala comitê para acompanhar as obras


Foi instalado, ontem, o Comitê de Acompanhamento das Ações Relativas à Copa 2014 – Sede Fortaleza. Os integrantes e os objetivos do colegiado, que inclui instituições públicas e privadas envolvidas na realização do evento, foram apresentados ontem à tarde na Assembleia Legislativa.

Segundo o mentor da metodologia do Comitê, Carlos Sérgio Mota Silva, a equipe fará reuniões mensais para discutir e monitorar o andamento dos projetos de competência da Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado e União, como a ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, a reforma do estádio Castelão, a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (espécie de metrô de superfície) ligando a Parangaba ao Mucuripe, o alargamento de vias e a entrega de terminal do Porto do Mucuripe.
Além do titular da Secretaria Especial da Copa 2014, Ferrúcio Feitosa, e do coordenador de Projetos Especiais, Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura de Fortaleza, Geraldo Accioly, integram o Comitê o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Manoel Veras, e representantes da Câmara de Vereadores, Ministério do Esporte, Senado e Câmara Federal, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), entre outras entidades da cadeia turística.

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Para o coordenador Geraldo Accioly, “tão importante quanto a infraestrutura é garantir o acolhimento dos turistas”, sendo vital garantir a capacitação de profissionais como taxistas e garçons, sobretudo no que concerne à comunicação com os turistas. Ele assegura que Fortaleza estará preparada para o evento.
Já Ferrúccio Feitosa ressaltou que o estádio Castelão receberá investimentos para reestruturação, através de Parceria Público-Privada do Estado (PPP), na ordem de R$ 452 milhões, para, entre outras coisas, ampliar a capacidade de público de 59 mil para 67.037 mil lugares. Até dezembro de 2012, Ferrúccio garantiu, 95% da obra estarão concluídos.

O Comitê foi uma proposta conjunta da Assembleia e da Câmara Municipal de Fortaleza. “Esse Comitê veio no momento certo. A Câmara de um lado e a Assembleia do outro, sozinhos, não vão a lugar nenhum. Temos que dar essa resposta ao povo”, afirmou o vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB), presidente da Comissão Especial da Copa na Câmara.

A iniciativa também foi louvada pelo presidente da Assembleia, Roberto Cláudio (PSB), que exortou a equipe a trabalhar com afinco e harmonia, de modo a fazer cumprir o calendário da Fifa. “É de fundamental e estratégica importância para garantir o compromisso das mais variadas instituições com a agilidade no cumprimento dos prazos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário