O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) apresenta hoje, na Assembleia Legislativa, modelo padrão de portal da Transparência para prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais e deputados estaduais.
A partir do próximo dia 28 de maio, de acordo com a Lei Complementar Federal, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, os municípios brasileiros que tenham entre 50 mil e 100 mil habitantes serão obrigados a colocar à disposição da sociedade, em tempo real (via meios eletrônicos), informações sobre a execução orçamentária e financeira.
Para o presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio, é dever da Casa estabelecer parcerias que possibilitem esclarecimentos à população do Estado sobre a administração dos entes oficiais.
Já o presidente do TCM, Manoel Veras, acredita que essa iniciativa permitirá aos municípios cumprir a legislação federal que trata do assunto, no prazo determinado e sem custos financeiros.
FERRAMENTA
A ferramenta, desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação do órgão, foi formatada em código aberto, o que facilitará seu uso em todos os aspectos. Todavia, os municípios podem desenvolver seus próprios portais, caso não queiram seguir o modelo que será apresentado pelo TCM.
Penso eu - Será que o TCM abre, de farto, todas as suas contas? Será que estão lá diárias, viagens "a serviço" e otras cositas mas ? O assessor de imprensa do TCM diz que acredita nos carinhas que fazemo TCM. Vai ver acredita tambem em Saci Perere e duendes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário