AL recepciona novos estagiários e apresenta projeto de criação do Centro Dom Helder

A Assembleia Legislativa recepciona nesta segunda-feira (01/08), às 15h30, os 40 aprovados na seleção do programa de estágio “Pelos caminhos do Legislativo, uma lição de cidadania”. A solenidade será no Complexo de Comissões Técnicas.

Na mesma ocasião, será apresentado o projeto de criação do Centro Dom Helder Câmara de Formação Política. Proposto pelo deputado Professor Teodoro (PSDB), o objetivo do Centro é promover com os estudantes cearenses atividades voltadas para a formação e qualificação política, com foco especial às reivindicações da classe estudantil.

De acordo com Professor Teodoro, uma das finalidades do Centro Dom Helder é promover um amplo debate com a sociedade estudantil, os atores da área de educação do Estado, com vistas a contribuir, de forma decisiva, para a melhoria dos debates nas comissões técnicas e em todo o Parlamento cearense.

Ainda segundo o deputado, o Centro deve atuar como um observatório capaz de debater com os universitários propostas para o despertar da cidadania nas suas comunidades. “Formar politicamente é educar o cidadão que estará apto a participar sem tropeços nos processos sociais em defesa e consolidação de uma sociedade cada vez mais comprometida com os valores democráticos, éticos e cristãos, entre nós”, diz Professor Teodoro.

Segundo Paulo Sérgio Pereira, assessor da Diretoria Administrativa Adjunto Financeira da AL, através do Centro Dom Helder, os 40 novos estagiários, que foram selecionados pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) para atuar nas 18 comissões permanentes da Casa, vão poder, paralelo ao acompanhamento da atividade parlamentar, ter cursos de formação política com o objetivo de conhecer melhor as diversas esferas do Poder.

“O CIEE deu parabéns a Assembleia pelo programa de estágio e nos disse que outros órgãos públicos têm o procurado para criarem programas semelhantes”, comentou Paulo Sérgio Pereira.

Dom Helder Câmara teve sua vida ligada à educação, à promoção dos direitos, humanos e à formação política dos cidadãos para fazer valer seus direitos. Depois de secretário da Educação do Ceará, promoveu a Cruzada São Sebastião, no Rio de Janeiro, para construção da moradia popular, e incentivou as articulações políticas e mobilização popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário