Contato

Ceará deve ganhar usina de beneficiamento de lagosta

A Secretaria da Pesca do Estado do Ceará está trabalhando para montar uma usina de beneficiamento de lagosta que será dirigida para a cooperativa dos armadores de pesca. A informação é do titular da pasta, Flávio Bezerra, acrescentando que, com a criação dessa usina, a lagosta será aproveitada na totalidade e com os requisitos de exportação.

Outra vantagem que o secretário aponta da usina é que os pescadores, aproveitando todo o material com o beneficiamento, não precisarão mais do atravessador para fazer a exportação. “Isso vai render mais dinheiro para o pescador, porque a lagosta além de ser totalmente aproveitada vai ficar em recipiente própria a espera da exportação”, enfatiza Bezerra.

O secretário informou também que está lutando para construir a sede própria da pasta, que vai ser no Mucuripe, próximo à New Land, distribuidora dos veículos Toyotta. Observa que o terreno já é do governo e fica onde funcionava uma empresa de pesca. Ele prevê que os dois projetos, juntos, vão custar cerca de R$ 12 milhões.

Bezerra foi a Brasília para manter contatos com a bancada federal, principalmente os três senadores, Eunício Oliveira, Inácio Arruda e José Pimentel, para discutir a negociação dos recursos. “Nós estamos com estes dois projetos que precisam de uma grande movimentação política da bancada para a consecução dos recursos”, explica.

Observou que a usina de beneficiamento da lagosta, que vai fortificar a cooperativa dos armadores, visa uma produção toda especial para atender aos participantes, em Fortaleza, da Copa do Mundo de 2014. Disse ainda que não apenas a lagosta, mas outros tipos de pescados, serão bem cuidados para satisfazer os estrangeiros que vêm para a Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário