
Cês não entendem nada de pobre
Lula ganhou fama de cachaceiro em certos círculos da oposição interessados em desqualificar um operário que virou presidente. Mas, veja só, as políticas de melhoria de renda adotadas em seus dois governos — e também nos do antecessor, FH — contribuíram para diminuir no país o consumo de... cachaça. — Com mais dinheiro no bolso, houve, entre os mais pobres, migração para a cerveja ou mesmo para outras bebidas destiladas, como a vodca de segunda linha — reconhece César Rosa, fabricante da Velho Barreiro e presidente do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac). A migração ocorreu em todo o país. Mas, no Nordeste, onde a inclusão da classe C no mercado consumidor foi expressiva, o fenômeno é mais recorrente.
Veja os números. Em 2010, o volume de cachaça caiu 3,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior, segundo relatório da Nielsen. No mesmo período, o de cerveja cresceu 10 pontos percentuais, e o de vodca, 1,8. Para 2011, o Ibrac prevê uma queda no consumo da malvada no mesmo patamar do ano passado. “A perda em volume foi compensada pelo valor agregado”, diz Rosa. É que os fabricantes de pinga têm procurado produzir produtos mais sofisticados, como a cachaça envelhecida. O fato é que os 40 mil produtores no Brasil exibem números grandes. Segundo o Ibrac, o país tem capacidade instalada para 1 bilhão de litros por ano. As 153 empresas exportadoras mandam lá para fora, anualmente, mais de 14 milhões de litros. Tintim,diz o bom Ancelmo, que não sei se cachaceiro ou cachacista.
A frase: “Boa tarde, muito obrigado aos telespectadores, ouvintes da rádio e meus eleitores de...” Deputado estadual do Ceará encerrando sessão da Casa na ausência do titular,Roberto Claudio.
Chove chuva
Tem chovido tão bem por esses dias nos sertões cearenses que a turma do caju diz que parece inverno antecipado. Mas a zona de convergência intertropical...o cacete! É chuva dos cajus.
Impressionado
Meu último périplo para interior deixou este velho passado na casca do alho atubibado. Todo mundo tem um tuiter, um blog, um face book nas quebradas. Isso é muito, muito bom mesmo!!!
Resistência
O sempre bom Chacon resiste às duras penas com seu laboratório de copiar fotografias. Em era digital a turma guarda os retratos no notebook. Papel? Nãããã!!!
Mais um
Alcimar Monteiro, cantor de forró de Juazeiro do Norte é o mais novo nome anunciado para disputar a Prefeitura. Ele é filiado ao PDT e já foi Secretário de Cultura do município.
Quando voltar
Depois de chegar de uma viagem à França, o ministro do Turismo, Gastão Vieira deve acertar com o governador Cid Gomes os detalhes da Rota das Emoções, que reunirá os principais atrativos turísticos do Ceará, Piauí e Maranhão.
Aí fui ver...
A tal Rota das Emoções é passar por Jeriquaquara, Lenções Maranhenses e Delta do Parnaíba. Que tipo de emoção está nisso aí, não sei. Sugere-se contratar tituleiros da Polícia Federal para nomear projetos.
Xô Capeta
Semana passada a Assembleia Legislativa foi palco de longa sessão de Igrejas Evangélicas à noite e no dia seguinte, manhã cedo,do Terço dos Homens. O diabo perdeu feio.
É hoje
A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará marcou para hoje o julgamento do agravo de instrumento contra decisão que decretou a ilegalidade da greve dos policiais.
Sindicato do outro lado
A ação foi interposta pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira no Estado do Ceará (Sinpoci/CE).
Perdeu, perdeu
Se depender do PSDB cearense, os parlamentares que migraram para o recém-criado PSD terão que brigar na justiça para não perderem os mandatos.
Sem fala
É que os tucanos estão dispostos a brigar na Justiça pelas vagas conquistas na Assembleia Legislativa. Pra quem saiu tudo não passa de leriado pra mídia. Pra quem perdeu, traição. Eita!!!
Pensamento totalitário(Nota da foto)
A FIEC que nunca gostou do CIC quer interferir no Centro Industrial do Ceará que escolhe um novo presidente. A FIEC não quer aceitar nomes postos à eleição achando que tem que ser industrial para presidir o Centro. Uma medida descabida, assumem ciquianos dispostos a largarem a organização. O equilibrado Roberto Macedo, presidente da FIEC poderá intervir no processo acabando com o abuso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário