Contato

Deu no Ancelmo

A vez do Brasil

A imprensa belga descobriu o Brasil por causa da Europalia, considerado o maior festival de artes da Europa, que este ano homenageará o nosso país e será aberta amanhã por Dilma.
No jornal “Le Soir”, o Brasil ganhou duas páginas com fotos de carnaval e uma de Oxóssi. A reportagem convida a conhecer outro Brasil, além de samba, telenovela, carnaval e praia.


Penso eu - Engraçada essa conversa. Conheço,em Bruxelas, pelo menos uns dez botecos, todos tocando samba, mulheres sambando, bandeiras do Brasil, pinga, caipirinha, guaraná e até jornal em portugues com notícias do Brasil e de Portugal. Fui a Bruxelas algumas vezes e sei, inclusive que a Belgica deve dinheiro ao Brasil. Aliás, não fosse o café brasileiro, não teríamos os bons cafés de Bruxelas. Não fosse o cacau brasileiro os belgas não teriam os chocolates que têm. Não fosse o açucar brasileiro, os doces belgas nem existiriam. Não que não pudessem arrumar tudo isso de outro lugar, mas porque o Brasil os financiou durante muitos anos. Pra quem não sabe, os trens urbanos de Bruxelas foram financiados com ouro brasileiro. Caso alguem tenha alguma dúvida sobre a importância do Brasil na Bélgica, procure no Itamaraty pelo embaixador Jeronimo Moscardo de Souza, um cearense da melhor qualidade que dirigiu nossa representação em Bruxelas e conhece isso muito bem. Pra quem não sabe, a Bélgica come comarão do Brasil. Eu mesmo tive a felicidade de, certa feita, fazer uma palestra na Embaixada do Brasil na Bélgica sobre a criação de camarão em cativeiro no Brasil. Há cearenses, presentes lá, que podem provar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário