Os eleitores do município de Icapuí, a 202 km de Fortaleza, no litoral leste do Ceará, escolheram ontem seu novo prefeito: Jerônimo Reis, do PT.
A eleição suplementar aconteceu por conta da cassação do prefeito José Edilson da Silva (PSDB) e do seu vice, Heverton Costa Silva, eleitos em 2008. No último dia 19 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará julgou procedente Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) contra o ex-prefeito e seu vice por abuso de poder político e econômico, decidindo pela realização de novas eleições no município. Desde então, o presidente da Câmara Municipal, Manoel Jeová da Silva, exercia o cargo de prefeito.
Até a última quinta-feira, só Jerônimo Reis estava confirmado como candidato. Os outros dois que se apresentaram para o pleito tiveram seus registros de candidatura cassados pelo TRE por não cumprirem o prazo mínimo de um ano de filiação partidária: Raimundo Lacerda Filho, do PMDB, e Marcus Rebouças, do PTN, foram impugnados. No entanto, a coligação liderada pelo PMDB trocou na sexta-feira o nome de Raimundo Lacerda por Lindoberto do Nascimento Sousa, do PTB.
Estavam aptos a votar na eleição de ontem em Icapuí 14.801 eleitores, distribuídos nas 46 seções com urnas, em 20 locais de votação. Jerônimo Reis foi eleito com 6.200 votos.
Neste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará já realizou quatro eleições suplementares, nos municípios de Jardim, Umirim, Altaneira e Alcântaras. Icapuí foi o quinto município cearense a realizar nova eleição por conta da cassação dos prefeitos eleitos em 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário