Roberto Cláudio destaca ações da AL no enfrentamento às drogas

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), destacou no programa Narcélio Limaverde da rádio FM Assembleia (96,7 MHz), nesta terça-feira (1º/11), no quadro Vamos Falar com o Presidente, como a Casa tem se engajado no enfrentamento às drogas, no Estado.

O deputado salientou que, na próxima quinta-feira (03/11), será lançado o Plano de Ações Integradas de Enfrentamento às Drogas, articulado pelo Pacto pela Vida, do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL. Segundo ele, ainda na legislatura passada, a Assembleia firmou o Pacto pela Vida, que tem a participação de órgãos estaduais, entidades que atuam na área de tratamento e prevenção ao uso de drogas, igrejas, terceiro setor, entre outros.

“São cidadãos envolvidos e preocupados com esta problemática, que não é privilégio nosso. É algo secular, que ganhou uma dimensão muito grave, notadamente com a inclusão das drogas sintéticas, que causam dependência com muita rapidez”, comentou, acrescentando que algumas delas, como o crack, “ocasionam destruição celular a órgãos vitais”.

De acordo com ele, o Ceará é o primeiro estado do País a fazer um esforço cooperativo no sentido de combater e tratar dependentes químicos. “A Assembleia e o Governo do Estado tiveram a sensibilidade de entender melhor o problema e melhor planejar ações, com a participação da sociedade, para combater as drogas”, disse, salientando que o Executivo já se prontificou a criar um órgão especial, ligado ao gabinete do governador, para coordenar “todos os esforços públicos que envolvam a questão da dependência química”.

Ainda conforme ele, o Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, por meio de uma comissão técnica, “vai acompanhar as ações do Plano, visto que o problema da dependência requer um acompanhamento permanente”. Ele disse, ainda, que a Universidade do Parlamento “já planeja formar pessoas, na área de saúde, para atuarem no tratamento e combate às drogas”.

O presidente do Conselho de Altos Estudos, deputado Lula Morais (PCdoB), salientou que o Plano, elaborado durante dois anos, “deverá ser um norteador para a construção de políticas públicas no Ceará”. Segundo Lula, a sua elaboração envolveu quase cinco mil pessoas, em 122 municípios do Estado. “Nele, estão as propostas resultantes de 112 encontros municipais e oito encontros regionais, demonstrando nosso esforço coletivo no enfrentamento às drogas”, pontuou.

Já o deputado Hermínio Resende (PSL) frisou que o problema do uso de drogas, no Ceará, deverá ser combatido com as ações do Plano. “É um problema sério, que não poderia ser encarado de forma diferente”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário