Contato

Ivens Dias Branco - Cidadão do Brasil

Cidadania de Salvador (Bahia)

Na última semana o industrial cearense Ivens Dias Branco recebeu diversas honrarias, fruto de seu empreendedorismo e sucesso na vida pessoal. Em Salvador-Bahia, Ivens recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Honorário da Cidade. Dois dias depois, a Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas, levando em conta a invejável posição de liderança latino-americana das indústrias de massas e biscoitos do Grupo M.Dias Branco, o industrial Ivens Dias Branco foi escolhido por decisão unânime, Personalidade Lojista Nacional de 2011, com o título programado para ser entregue em Brasília, no dia 12 de abril do ano que vem. Na mesma semana, a Revista Época escolheu o cearense como um dos cem brasileiros mais influentes de 2011,também por ser o maior fabricante de massas e biscoitos da América Latina. São doze fábricas em sete estados e um dos mais sólidos capitães de indústria do País, sensível à realidade que o cerca. É de Cid Gomes o texto da revista Época que apresenta Ivens Dias Branco. 

Ivens Dias Branco tem uma história de vida empresarial que começa lá na infância, quando cria, nas festas juninas a venda de “loterias de fogos” e, noutras ocasiões, a venda de figuras de artistas e times de futebol daqueles antigos álbuns que faziam sucesso com as crianças da época. Ele fala disso com o mesmo orgulho e humildade com que exemplifica que cada um faz sua história.

Apaixonado pela leitura, diz que aprendeu praticamente tudo na vida através dos livros, exercício que ainda hoje pratica, ao lado da leitura diária dos jornais, com foco na política e na economia, sem se despregar dos movimentos sociais que suas indústrias sempre apoiam quando procuradas por pessoas dedicadas a esse mister. Passando por seus empreendimentos, entre eles doze fábricas espalhadas pelo Brasil, abrigam cerca de 17 mil funcionários.

Foi nesse segmento industrial que o Grupo M.Dias Branco que Ivens capitaneia, que suas empresas são hoje destaque mundial. –Somos hoje, pontua, o primeiro lugar em massas e biscoitos da América Latina. Somos o quarto lugar do mundo em massas e o sexto lugar do mundo em biscoitos. Na América Latina nós somos maiores que a Nestlé. Nesse segmento de massas e biscoitos, temos 25% de nossas ações na bolsa. O restante é todo nosso, o que nos dá poder de decisão, fruto de reuniões semanais com diretores de cada grupo de empresas.

Ainda nesse campo, o industrial diz que a M.Dias Branco continua investindo muito. A Pillar, por exemplo, marca tradicional, a mais antiga da América Latina, ícone de Pernambuco, recentemente adquirida pelo Grupo, é um investimento recente e gigantesco. Só no Porto do Recife, ela, a Pillar, tem 32 mil metros quadrados. Estamos reequipando e modernizando toda a indústria que havia perdido um pouco de velocidade em seu tempo.

Por sinal, a Pillar está sendo preparada para ser atendida pelo Moinho que a M.Dias Branco está concluindo no Recife. É uma indústria fantástica que se junta a nós como forma de fomentar trabalho, renda e desenvolvimento sócio-industrial no Nordeste, avalia o sr. Ivens. Ainda em Recife, a região de Porto de Galinhas, o Grupo está de olho numa empresa do ramo chamada Vitarella que se agregaria findas as negociações que se desenvolvem.

Com entusiasmo juvenil, Ivens Dias Branco conta a história do resort do Aquiraz, um gigantesco empreendimento feito meio a meio com empresários portugueses. Campos de golf, hotéis e apart-hotéis fazem parte do conjunto de beleza fantástica que já hoje agrega valores à região com a geração de centenas de empregos nos mais diversos setores da vida cearense. Ele diz que o grupo continua investindo muito na construção, sempre à frente de seu tempo.

Em nossos prédios, revela, utilizamos energia eólica nas áreas comuns. O Grupo foi pioneiro nesse campo. Não se gasta energia, porque ela já está no próprio edifício. A energia da parte comum, para aquecer piscina, energia pra hall, tudo é produzido através de micro-aerogeradores que aproveitam o vento no topo dos prédios.
Com a construção do novo Centro de Eventos do Estado, na Avenida Washington Soares, Ivens anuncia um empreendimento gigantesco. É a construção de um Centro Comercial. Destaques para 576 vagas de garagem, treze elevadores, todos de alta velocidade e dois particulares que levarão seus inquilinos direto para a sala própria sem parar em andares intermediários. Sua construção, dentro dos limites, abrigará 23 andares para cima, ou o que corresponde ao teto máximo da região que é de 72 metros. 

Foram essas ações empreendedoras que despertaram na Nação, o sentimento de homenagear Ivens Dias Branco que desde o Rio Grande do Sul, com indústrias de massas e biscoitos, a um porto na Bahia, que hoje escoa praticamente toda a enorme safra de grãos da Bahia, passando por vários Estados e até chegar ao Ceará, que o fizeram um dos cem nomes mais influentes do Brasil. Sua visão social da vida e dos negócios o colocam nesse patamar de cidadania nacional e de reconhecimento do universo lojista como o brasileiro do ano de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário