Mestres do mundo na terra de Mestre Faheina

Mostra de diversidades artísticas, promoção cultural e manutenção da identidade. Estes são os pilares de um dos principais eventos culturais do Estado do Ceará, o Encontro Mestres do Mundo. Em sua sexta edição, o evento será realizado de quinta (1º) a domingo (4) de dezembro no município de Limoeiro do Norte, situado a 198 km de Fortaleza, no Vale do Jaguaribe.

Esta edição traz o tema “Autos de Natal” e ocorre no mesmo período da festa da padroeira do município, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Durante os quatro dias, o evento traz uma programação variada com rodas de mestres, oficinas, apresentações e palestras. Entre as atividades, o Seminário “Discutindo Políticas Publicas para o Patrimônio Cultural” convoca o diálogo sobre o tema em torno da valorização das expressões artísticas de origem africanas.

Para o secretário da Cultura do Ceará, Francisco Pinheiro, a realização do Encontro é fundamental na agenda cultural cearense. "O Mestres do Mundo representa a síntese da diversidade cultural brasileira, sendo um evento obrigatório no calendário do nosso Estado", declara. Os mestres da cultura popular tradicional do Ceará e de outros estados brasileiros estarão reunidos para mostrar, discutir e trocar vivências entre si e o público geral. Eles trazem experiências nos segmentos de mãos (artesanato), corpo (dança), sons (música), oralidade e sagrado. O Estado do Ceará possui 58 Mestres da Cultura diplomados e reconhecidos pela Lei dos Tesouros Vivos. Com o diploma, os novos Mestres são contemplados com um salário mínimo mensal temporário ou vitalício. 

O VI Encontro Mestres do Mundo é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura, em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e a Prefeitura de Limoeiro do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário