O projeto “Outras Danças: Brasil/Chile/Colômbia” consiste na realização de atividades artísticas, acadêmicas e pedagógicas na área de dança durante o segundo semestre de 2011, em celebração do Ano Interamericano de Cultura. Encerrando seu “roteiro” essa semana, serão apresentados de 12 a 17/12, no Teatro Boca Rica (Rua Dragão do Mar, 260 – Praia de Iracema), e seminários. O projeto traz como marca a realização de ações comprometidas com a aproximação entre artistas, produtores, críticos, programadores, gestores e governos de diferentes países da América Latina, com vistas ao estabelecimento de novas possibilidades para a Dança através da formação artística e da criação de estratégias para diálogo entre os diferentes sujeitos ligados à Dança. A iniciativa atende uma demanda específica de aproximar países da América Latina através da produção artística – em especial, da Dança – a partir da reflexão e proposição acerca de estratégias relevantes e vigorosas de estímulo à Dança e sua circulação pelo continente.
O Encontro de Coreógrafos e Criadores, e o Seminário “Novos Caminhos e Outras Danças na América Latina: Criação, Produção e Gestão” também estão na programação. Reunindo gestores de espaços culturais chilenos, colombianos e brasileiros, além de artistas, críticos, programadores e produtores, o seminário terá a intenção de investigar outras formas de habitar a dança, e será dividido em dois momentos que se complementam: um focando estratégias de gestão e produção em dança e outro que suscita a discussão em torno de processos de criação em dança – 14/12 (gestão e produção em dança) e 15 e 16/12 (processos de criação em dança). Local: Auditório José Albano – Centro de Humanidades I da UFC: Avenida da Universidade, 2853 – Benfica.
“Outras Danças: Brasil/Chile/Colômbia” é um projeto que parte do Brasil e que tem como destinos o fluxo e o desencadeamento de processos culturais, que permitem novos movimentos e novas criações em diversos países. Ele traz novas perspectivas para o cenário nacional e internacional, lançando novos olhares e ressignificando caminhos, gerando outras maneiras de pensar e fazer Dança, fortalecendo os intercâmbios e as relações culturais no mundo. Entre os meses de agosto e setembro, houve o processo de inscrição e seleção de artistas com atuação em todos os estados brasileiros, convocando-os para as residências artísticas que compõem o Outras Danças. As residências foram ministradas pelos coreógrafos José Luis Vidal (Chile) e John Henry Gerena (Colômbia), entre os dias 14/11 e 12/12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário