Contato

Dilma quer Márcio Fortes na pasta das Cidades


Dilma Rousseff deseja reacomodar Márcio Fortes na poltrona de ministro das Cidades. Manifestou sua intensão ao senador Francisco Dornelles (RJ), presidente do PP federal.
A bancada do PP na Câmara, que se considera fiadora da indicação, torce o nariz para a opção de Dilma. Prefere que ela nomeie outro Márcio. O deputado federal Márcio Moreira (PP-MG).
Fortes (foto à esquerda) comandou o Ministério das Cidades sob Lula, de 2005 a 2010. Não foi mantido no cargo por Dilma porque os deputados do seu partido o tornaram fraco. A presidente o queria. O partido, não.
Na fase de composição do governo, Dilma tentou renomear Márcio Fortes. Os deputados do PP impuseram o nome do ex-líder da bancada, Mário Negromonte (BA). E ela engoliu.
Agora, decidida a trocar Negromonte, Dilma volta-se de novo para Fortes. Nomeando-o arrisca-se a devover à Esplanada um ministro que respaldo político.
Por que a bancada do PP prefere Márcio Moreira? O deputado (foto à direita) é um bamba do Orçamento. No ano passado, relatou a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012.
Sabe onde estão as verbas. Conhece como poucos o mecanismo das emendas parlamentares. Os colegas imaginam que, ao manusear a chave do cofre das Cidades, Moreira não esquecerá deles.
A conversa de Dilma com Dornelles ocorreu no final de dezembro. Foi um diálogo inconclusivo. Como a presidente, o senador prefere Fortes a Moreira. Mas esquivou-se de respaldá-lo. Conhece o seu partido.
Hoje, Márcio Fortes ocupa o cargo de Autoridade Pública Olímpica. Indicado por Dilma, teve o nome aprovado em julho de 2011 pelo Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário