
Dilma Rousseff deseja reacomodar Márcio Fortes na poltrona de ministro das Cidades. Manifestou sua intensão ao senador Francisco Dornelles (RJ), presidente do PP federal.
A bancada do PP na Câmara, que se considera fiadora da indicação, torce o nariz para a opção de Dilma. Prefere que ela nomeie outro Márcio. O deputado federal Márcio Moreira (PP-MG).
Fortes (foto à esquerda) comandou o Ministério das Cidades sob Lula, de 2005 a 2010. Não foi mantido no cargo por Dilma porque os deputados do seu partido o tornaram fraco. A presidente o queria. O partido, não.
Na fase de composição do governo, Dilma tentou renomear Márcio Fortes. Os deputados do PP impuseram o nome do ex-líder da bancada, Mário Negromonte (BA). E ela engoliu.
Agora, decidida a trocar Negromonte, Dilma volta-se de novo para Fortes. Nomeando-o arrisca-se a devover à Esplanada um ministro que respaldo político.
Por que a bancada do PP prefere Márcio Moreira? O deputado (foto à direita) é um bamba do Orçamento. No ano passado, relatou a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012.
Sabe onde estão as verbas. Conhece como poucos o mecanismo das emendas parlamentares. Os colegas imaginam que, ao manusear a chave do cofre das Cidades, Moreira não esquecerá deles.
A conversa de Dilma com Dornelles ocorreu no final de dezembro. Foi um diálogo inconclusivo. Como a presidente, o senador prefere Fortes a Moreira. Mas esquivou-se de respaldá-lo. Conhece o seu partido.
Hoje, Márcio Fortes ocupa o cargo de Autoridade Pública Olímpica. Indicado por Dilma, teve o nome aprovado em julho de 2011 pelo Senado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário