Roberto Cláudio destaca papel da AL na elaboração de políticas públicas
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), ressaltou na manhã desta terça-feira (14/02) o papel desempenhado pelo Parlamento Estadual de debater e elaborar políticas públicas. No quadro semanal “Vamos falar com o presidente”, do programa Narcélio Limaverde da FM Assembleia (96,7MHz), Roberto Cláudio destacou as ações do Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP).
O FIP é promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) da AL. Entre os debates, o presidente citou temas como redução da pobreza, mobilidade urbana e economia verde. O deputado destacou ainda o Ciclo de Debates sobre Segurança Pública em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP).
Roberto Cláudio ponderou que as discussões promovidas pela Casa romperam a visão de que a violência diz respeito somente à segurança pública. “A violência é muito mais um fenômeno social, produto de inúmeras variáveis”, disse. O parlamentar apontou entre outras causas a desigualdade social, carência de cultura de paz, falta de oportunidades para a juventude e a dependência química.
“A violência como fenômeno social, em si, é complexa. A segurança pública é um dos elementos que pode influenciar nessa violência”, defendeu. Segundo ele, o Governo do Ceará, com o apoio da Assembleia, atua na formação policial e na criação de batalhões comunitários, mas também investe em escolas profissionalizantes, expansão do ensino superior no Interior, além do esporte, cultura e lazer.
Para o presidente, o investimento no debate é importante para ampliar a atuação do Parlamento. “O desafio que colocamos foi o de dar uma contribuição para a formulação de políticas públicas”, disse, lembrando que a Casa possui capacidade física, institucional e técnica para isso.
De acordo com Roberto Cláudio, o FIP mobilizou setores que “raramente frequentam a Casa”. “Esse papel formulador é fundamental para que a Assembleia intensifique o papel de representar a sociedade”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário