Barbalha pronta para Festa do Padroeiro


A cidade de Barbalha já começou a receber turistas de toda parte do País, além dos filhos da terra que residem fora da cidade. Nesta época, hotéis e pousadas não só da cidade, mais de outros municípios ficam superlotados, o comércio também supera as expectativas com as vendas e a economia local cresce em vários aspectos.

O município já está totalmente transformado para a festa do padroeiro Santo Antônio, que começa no próximo domingo (3 de junho). Neste dia, a cidade, de 55 mil habitantes, transforma-se em um verdadeiro caldeirão da cultura popular. Mesmo sendo uma festa religiosa, há séculos, não deixa de lado o profano. São mais de 55 grupos folclóricos dos mais tradicionais, inclusive da época do padre Ibiapina, como os Penitentes Irmãos da Cruz do sítio Cabeceiras. 

Trata-se de uma diversidade cultural, de cores e brilho nas vestes dos brincantes que fazem parte da cultura popular em Barbalha. Além dos grupos folclóricos tradicionais, existem também os grupos formados pelos alunos da rede municipal de ensino que participam dos grupos parafolclóricos, são mais de 50 grupos do folclore mirim.
Alvorada de fogos
Na abertura oficial dos festejos ao padroeiro já começa com alvorada de fogos às 5 horas, com carro de som pelas ruas da cidade, através da música de Luiz Gonzaga, “A festa de Santo Antônio em Barbalha é de primeira a cidade toda corre, pra ver o pau da bandeira”... Com este anúncio, os barbalhenses despertam e vão participar da maior festa religiosa e folclórica do Brasil. Às 9 horas, celebração de missa na Igreja Matriz de Santo Antônio, que recebe centenas de devotos de Santo Antônio de várias partes do Cariri. Logo após, os grupos folclóricos saem em desfile pelo corredor cultural no centro da Cidade até o Largo do Rosário onde se apresentam.

Já ao meio-dia, centenas de homens, os devotos de Santo Antônio sobem ao pé da serra, no sítio São Joaquim onde buscam a madeira que servirá para o mastro da bandeira de Santo Antônio. É um Jacarandá de 22 metros de cumprimento, duas toneladas e meia. À árvore foi cortada há quinze dias e encontra-se na chamada “cama”, à espera dos homens que o transportaram nos ombros até a Igreja Matriz de Santo Antônio, por volta das 17 horas, e ser fincado ao lado da pracinha, onde milhares de pessoas estão à espera. Neste dia, são mais de 350 mil pessoas espalhadas por toda parte da cidade. 

São vários palcos descentralizados no centro da cidade com músicas e o tradicional forró pé de serra. Na noite do domingo (3), no Parque da Cidade, as apresentações artísticas serão abertas com a cantora Elba Ramalho. Na parte social serão 60 apresentações artísticas gratuitas durante os dez dias de festa na cidade, incluindo artistas da terra e regionais e nacionais. Este ano, o município fará homenagem ao rei do baião – Luiz Gonzaga no ano do seu centenário, e ao jornalista barbalhense radicado em Fortaleza, Edilmar Norões, além de outras personalidades da cultura popular. As entradas da cidade todas já estão decoradas, o Parque da Cidade e o centro com balões e portais com diversas cores, além de já estarem espalhados pelas ruas do centro da cidade, os bonecos gigantes personalizados que representam as figuras da cultura popular de Barbalha.
Segurança
A segurança em toda a cidade é outra preocupação dos organizadores e, para isto, já foram realizadas diversas reuniões com o Comando do 2º BPM, Delegado de Polícia Civil e comandante do Pelotão da PM em Barbalha, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Demutran, Agente de proteção ao menor, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em fim, uma rede de proteção ao menor será montada através da Vara da Infância da comarca local. O esquema de segurança envolverá cerca de 300 homens da PM além de seguranças particulares. A “Noite das Solteironas” abrirá a parte social da festa no dia 2, sábado. Oficialmente, a Festa de Santo Antônio começa no dia 3 de junho. (Amaury Alencar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário